Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

APÓS POLÊMICAS

CBMA determina que Federação Mato-grossense de Futebol reinicie processo eleitoral

Bebeto Dias

0

O Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA) determinou que o processo eleitoral da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) seja reiniciado do zero. A decisão, assinada pelo árbitro de emergência Octávio Fragata Martins de Barros no início de novembro, estabelece o prazo até 18 de novembro para a publicação de um novo edital eleitoral, que definirá oficialmente o novo cronograma da disputa.

FMF acata decisão e evita novos pronunciamentos

Em nota, a FMF informou que não fará comentários adicionais sobre o processo e que limitará sua atuação ao cumprimento dos prazos e determinações definidos pelo CBMA.
O departamento jurídico da entidade analisa os novos prazos para garantir que todas as obrigações sejam cumpridas conforme a decisão arbitral.

Recurso da Chapa Progresso no Futebol é negado

A Chapa Progresso no Futebol, liderada por Aron Dresch, havia recorrido ao CBMA pedindo a anulação da decisão da Comissão Eleitoral, que havia determinado o reinício completo do pleito. O grupo alegava violação a princípios como contraditório, ampla defesa, isonomia e transparência. O árbitro, no entanto, rejeitou o pedido, entendendo que não houve violação de garantias processuais e que as alegações apresentadas eram genéricas e sem comprovação de prejuízo concreto.

Segundo a decisão, retomar o processo anterior “poderia gerar ainda mais insegurança”, já que o modelo anterior acumulava vícios e questionamentos que comprometeriam a lisura do pleito.

Entenda por que o processo eleitoral será reiniciado

A eleição da FMF estava marcada originalmente para 3 de maio, com duas chapas inscritas: Progresso no Futebol e Federação para Todos. Mas, o processo foi suspenso após uma série de impugnações, denúncias cruzadas, disputas sobre o colégio eleitoral, ações judiciais e até intervenção da CBF, o que levou o CBMA a intervir.

Após analisar o caso, a Comissão Eleitoral nomeada pelo CBMA apontou vícios formais e materiais no processo como suspeitas sobre assinaturas de apoio, dúvidas sobre elegibilidade das chapas, insegurança na formação do colégio eleitoral, dificuldades operacionais na verificação de documentos e impactos da suspensão judicial e da intervenção.

Diante disso, em 1º de julho, a comissão decidiu que não seria possível apenas remarcar a votação, optando pelo reinício total do processo eleitoral — medida acolhida pela FMF.

Decisão reforça busca por estabilidade

O árbitro Octávio Fragata concluiu que reiniciar o processo “é a forma mais adequada de restaurar a estabilidade institucional e evitar que a eleição da FMF se decida nos tribunais, e não nas urnas”.

O novo edital deverá estabelecer um novo cronograma completo, abrir novamente o registro de chapas, prever novas impugnações e fixar a data da Assembleia Geral Eleitoral.

As chapas anteriormente homologadas poderão participar novamente, desde que atendam às exigências do novo edital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação