HISTÓRICO
“Foi maravilhoso”: Ricardo Maurício vence corrida histórica na estreia do circuito cuiabano
Da Redação
O piloto Ricardo Maurício abriu com chave de ouro a história do Autódromo Internacional de Cuiabá ao vencer, na noite deste sábado (15), a primeira corrida oficial disputada no novo circuito. A prova, marcada por forte calor, chuva e mudanças constantes de estratégia, consagrou o tricampeão da Stock Car como o primeiro vencedor da pista mato-grossense.
Emocionado, Maurício dedicou o resultado ao público cuiabano, que acompanhou o evento apesar das intempéries. “A todo o povo de Cuiabá aqui de Mato Grosso, que tiveram presença aqui nesse final de semana, tiveram paciência aí com essa chuva, a todos que organizaram e fizeram esse feito acontecer em tão pouco tempo aí, essa iluminação maravilhosa em pista, nunca tinha visto algo parecido realmente”.
O piloto detalhou que a vitória nasceu de uma estratégia ousada, inspirada pela observação das provas de apoio. “A estratégia que, na verdade, eu pedi para o engenheiro, no começo ele não estava muito querendo acatar, mas eu queria arriscar, parar no começo da prova. A corrida 2 normalmente o pessoal vai um pouco mais para cima, tenta mais ultrapassagem… então isso junto com a chuva aumenta o risco… eu pedi para parar no começo da prova. Ele falou que ia analisar, acabou que realmente aconteceu, graças a Deus deu certo, ele acatou isso aí”, explicou.
Segundo Maurício, o cenário de pista molhada e a dificuldade para resgates tornavam uma estratégia conservadora mais arriscada. “A estratégia foi essa, foi ter realmente assistido todas as provas do final de semana e ter visto que um resgate aqui é um pouco mais complicado… Corrida 1 normalmente é um pouco mais tranquila, Corrida 2 o bicho pega mais e ainda mais a pista é molhada, as chances eram bem grandes.”
Ao comentar as condições climáticas, o piloto destacou os desafios enfrentados pela categoria na capital mato-grossense. “Hoje, na hora da corrida 1… realmente, na corrida 1, tava muito quente dentro do carro, muito, muito quente, ainda bem que foi só a corrida de 30 minutos. Essa corrida agora, à noite, que deu uma resfriada realmente com a chuva, resfriando, ficou bem mais tranquilo. Prefiro, lógico, correr à noite aqui em Cuiabá do que durante o dia, por causa do calor interno do carro, que realmente é insuportável”, disse.
Ele também comentou a imprevisibilidade da meteorologia do fim de semana: “A gente foi se adaptando ao final de semana, porque, puxa, a supervisão de tempo, ela nunca acertava… então, é difícil a gente tentar se… a gente tenta se adaptar, a gente tenta ao máximo se preparar, mas essas adversidades, infelizmente, a gente não consegue controlar.”
Com a vitória, Ricardo Maurício não apenas encerra um sábado histórico para a Stock Car, mas também inscreve seu nome como o primeiro campeão do asfalto cuiabano sob luzes que, segundo ele, “nunca tinha visto igual em lugar nenhum do mundo”.


