SÓ DEPOIS DE MARÇO
Juarez Costa avalia cenário indefinido e cobra chapas competitivas para 2026: “Só se ganha com time bom”
Sondado por diferentes partidos para as eleições de 2026, o deputado federal Juarez Costa (MDB) afirmou que ainda não há qualquer definição sobre sua permanência no MDB ou eventual mudança de sigla. Segundo ele, a incerteza é geral. MDB, União Brasil e Republicanos enfrentam as mesmas dificuldades para montar chapas competitivas para deputado federal.
“A verdade é que nem o MDB, nem o União, nem o Republicanos têm chapas formadas. Não dá para dizer se fico ou saio. Até março precisamos encontrar nomes para deputado federal, e isso está difícil”, afirmou o parlamentar.
Juarez ressaltou que a decisão sobre seu futuro político depende da capacidade das legendas de estruturarem grupos robustos para a disputa. “Na política, você tem que fazer conta. Para eleger o primeiro deputado federal, são necessários em torno de 220 mil votos. Você só ganha com time bom. Por isso é preciso montar uma chapa forte, capaz de fazer ao menos dois deputados”, disse.
Ele explica que a formação de chapas ainda está longe do ideal. “Hoje não existe esse negócio de ‘vai ficar’ ou ‘vai sair’. Estamos aguardando a formação das chapas. Até agora, tem pouco nome. Por isso não tomamos nenhuma decisão”, acrescentou.
Juarez reforça que o problema é amplo e não se restringe à sua sigla.
“Tudo isso que comentei não é só no MDB. Todos estão correndo atrás. Não dá para tomar qualquer decisão sem saber quem vai sair, quem vai ficar e qual será o melhor caminho.”
Com prazo final em março, o deputado afirma que seguirá analisando qual partido terá melhores condições de sustentar uma chapa competitiva. “Estamos aguardando para ver se o MDB consegue formar essa chapa forte ou se outro partido oferecerá essa estrutura. Só então poderemos encaminhar uma decisão”, concluiu.


