PÉSSIMO VISITANTE
Cuiabá empata e amarga temporada fraca como visitante
Bebeto Dias
O Cuiabá encerrou sua participação como visitante na Série B de 2025 com um empate por 1 a 1 diante do América-MG, neste sábado, em Belo Horizonte.
A partida foi apenas para cumprir tabela para ambos os lados, já que nem o Dourado nem o Coelho tinham mais chances de acesso ou risco de rebaixamento.
O gol auriverde foi marcado por Carlos Alberto, que aplicou a tradicional “Lei do Ex”, já que foi revelado pelo clube mineiro.
Com o resultado, o Cuiabá chegou a cinco jogos sem vencer. A última vitória aconteceu diante do líder Coritiba, por 1 a 0, na Arena Pantanal.
Fora de casa, porém, o jejum é ainda mais longo: o time não vence desde a 10ª rodada, quando bateu o Athletic por 2 a 0, com dois gols de Matheusinho.
Campanha ruim como visitante
A trajetória longe da Arena Pantanal foi um dos pontos mais críticos da temporada. Em 19 jogos fora de casa, o Cuiabá venceu apenas duas vezes, empatou dez e perdeu sete, somando um aproveitamento de 28%.
Apesar de ter sido o time que mais empatou como visitante, o número não trouxe benefício prático — na matemática da tabela, três empates rendem menos pontos do que uma vitória e duas derrotas.
O Dourado completa agora 170 dias sem vencer como visitante, um dado que acende alerta para a formação do elenco de 2026, quando disputará o Campeonato Mato-grossense, a Copa do Brasil, a Copa Verde e novamente a Série B.
No total, o Cuiabá somou apenas 16 dos 57 pontos disputados fora de seus domínios, marcou 17 gols e sofreu 27, encerrando a campanha com saldo negativo de dez gols.
Rivais mostram força longe de casa
O desempenho fraco contrasta com o dos times que hoje ocupam o G4. Coritiba e Athletico-PR lideram a classificação de visitantes com 30 pontos cada, o Coxa em 18 jogos e o Furacão em 19. O Goiás, atual quarto colocado, também se destaca, com 27 pontos fora de casa, sendo o terceiro melhor visitante da competição.
A fragilidade como visitante foi determinante para que o Cuiabá deixasse a disputa pelo acesso ainda nas rodadas finais.
No último compromisso do ano, o Dourado recebe o Criciúma no próximo domingo (23), na Arena Pantanal. A equipe entra em campo apenas para cumprir tabela, enquanto o Tigre catarinense joga pela chance de garantir o acesso à Série A de 2026.


