EM SESSÃO NESTA QUARTA
Assembleia aprova reajuste de 6,8% dos servidores do Poder Judiciário
Thalyta Amaral
A Assembleia Legislativa (AL) aprovou, em sessão na manhã desta quarta-feira (19), o reajuste de 6,8% para os servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A aprovação em segunda votação foi marcada por protestos da categoria, que acompanhou a sessão e comemorou intensamente após assegurar o resultado desejado. Servidores lotaram as galerias da Casa, carregando faixas e cobrando dos deputados o compromisso firmado nas últimas semanas.
A segunda votação do projeto vinha sendo adiada há duas semanas após sucessivos pedidos de vista da base do Governo. No entanto, diante da pressão crescente dos servidores — que realizaram nova paralisação nesta quarta-feira, mantendo apenas serviços essenciais — os parlamentares finalmente levaram a matéria ao plenário e garantiram sua aprovação.
Entre os argumentos para a aprovação do projeto está a ausência de impacto financeiro adicional no orçamento do Estado, já que o reajuste está previsto dentro do duodécimo destinado ao Poder Judiciário neste ano. O próprio Tribunal de Justiça afirmou, em notas oficiais e em reuniões com deputados, que a reposição salarial recompõe perdas inflacionárias acumuladas e não gera aumento de despesa além do permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Com a aprovação em duas votações na Assembleia, o projeto segue agora para sanção do governador Mauro Mendes (União).


