EM PRISÃO DOMICILIAR
Bolsonaro pede autorização do STF para receber visita de Abílio e mais 15
Thalyta Amaral
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está em prisão domiciliar, pediu autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para receber a visita do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), e de outras 15 pessoas. O pedido será analisado pelo ministro Alexandre de Moraes.
Segundo a CNN Brasil, Abílio está na lista de pedidos de visita do ex-presidente que, conforme a defesa de Bolsonaro, exigem “diálogo direto”, justificativa utilizada para ampliar o grupo de pessoas com acesso autorizado ao ex-presidente.
Em prisão domiciliar desde 4 de agosto, Bolsonaro já tem visitas permitidas por Moraes até o dia 11 de dezembro, mas tenta incluir novos nomes na relação. No período, ele só pode receber pessoas previamente autorizadas pelo ministro, que também determina horários e condições para cada encontro.
Na nova lista estão ainda os deputados federais do PL Delegado Caveira (PA), Giovani Cherini (RS), Bia Kicis (DF) e Júlia Zanatta (SC), além do senador Carlos Portinho (RJ). Também foram incluídos o secretário do PL no Rio de Janeiro, Bruno Bonetti, e o ex-candidato à Presidência Padre Kelmon.
Bolsonaro pediu ainda autorização para receber os jornalistas Augusto Nunes e Tiago Pavinatti, o ex-secretário de Assuntos Estratégicos Almirante Flávio Viana, o ex-ministro Onyx Lorenzoni e o desembargador aposentado Sebastião Coelho — todos aliados públicos do ex-presidente. Também foi solicitado que o assessor Marcos Ipiapina seja autorizado como “visita recorrente”, o que lhe permitiria entrar na residência sem necessidade de aval prévio do STF.
Os requerimentos ocorrem às vésperas de a ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado transitar em julgado, o que abrirá caminho para o início do cumprimento da pena imposta ao ex-presidente: 26 anos e 3 meses de prisão, em regime inicial fechado. Caso isso ocorra, Bolsonaro deixará a prisão domiciliar e deverá ser transferido para uma unidade prisional indicada pela Justiça.



