Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

PROMETEU AJUDAR NO CASO

Fávaro admite que Lula errou ao homologar novas terras indígenas em Mato Grosso

Thalyta Amaral

0

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, admitiu que o governo Lula errou ao homologar, na última semana, três terras indígenas em Mato Grosso. O caso gerou repercussão negativa no estado por causa da retirada de produtores rurais de suas propriedades.

Na última terça-feira (18), foram homologadas as demarcações administrativas de três terras indígenas no estado: Estação Parecis, em Diamantino; Manoki, em Brasnorte; e Uirapuru, localizada nos municípios de Campos de Júlio, Nova Lacerda e Conquista D’Oeste.

“Estou levantando um pouco mais a fundo esse processo. Me parece que ele foi um pouco mais que uma busca, levaram ao presidente a busca de que estava tudo pronto e poderia fazer sem nenhum conflito, que estava pacificado, o que não é verdade. Não sei se ele foi induzido ao erro, mas foi de forma exacerbada”, afirmou à imprensa nesta segunda-feira (24).

“Eu estou levantando os dados e vou procurar, dentro da minha capacidade, dentro do Governo, ajudar a reverter essa situação. Se tiver inconsistências eu vou apoiar para que se revise o caso”, garantiu Fávaro.

O ministro defendeu ainda que as demarcações podem ser feitas, mas que as pessoas retiradas de suas terras sejam ressarcidas. “Eu acho que é possível a convivência harmônica entre indígenas e brancos (…) Se for caso de desapropriação, tem que ser com indenização por valor venal em dinheiro e à vista. Se não ocorreu dessa forma, para mim é uma injustiça”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação