QUATRO DISPUTAM VAGA
Afastado pelo CNJ, desembargador será aposentado compulsoriamente nesta quinta-feira
Da Redação
No próximo dia 27 de novembro, o desembargador Sebastião de Moraes Filho será aposentado compulsoriamente ao completar 75 anos, idade limite para o exercício da magistratura no país. O procedimento já está em tramitação na Coordenadoria de Magistrados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
Sebastião de Moraes Filho encontra-se afastado por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), por suspeita de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Sisamnes, que investiga um suposto esquema de venda e compra de decisões judiciais no estado.
Com a aposentadoria, será aberta uma vaga para desembargador(a) a ser preenchida pelo critério de merecimento, exclusivamente por magistradas, conforme determina a política nacional de equidade de gênero do CNJ, que busca ampliar a presença feminina nos Tribunais de Justiça do país.
Entre os nomes cotados para a disputa destacam-se as juízas Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva, Tatiane Colombo e Célia Regina Vidotti, consideradas as principais favoritas para assumir a cadeira no Pleno do TJMT.


