GIGANTES DUELAM
Champions League: 5ª rodada promete duelos decisivos e briga por liderança
Bebeto Dias
A 5ª rodada da Champions League (a maior competição de clubes de futebol da Europa) acontece nos dias 25 e 26 de novembro e chega em clima de decisão. Com a fase de grupos entrando na reta final, os confrontos desta semana colocam em jogo vagas nas oitavas, liderança de grupos e sobrevivência na competição mais importante da Europa.
A rodada anterior bagunçou a tabela. PSG e Real Madrid perderam pela primeira vez, enquanto Arsenal, Bayern de Munique e Inter de Milão mantiveram os 100% de aproveitamento. Teve zebra, com o Qarabag segurando empate com o Chelsea (com gol do brasileiro Estêvão), teve show de Osimhen com um hat-trick (na vitória do time turco do Galatasaray por 3 a 0 sobre o Ajax em plena Holanda), e um empate eletrizante entre Barcelona e Brugge em 3 a 3.
Agora, a 5ª rodada coloca frente a frente gigantes em jogos que podem mudar completamente o cenário da fase de grupos. Entre os destaques, estão Chelsea x Barcelona e Arsenal x Bayern de Munique, duelos que mexem com a história da Champions.
O confronto entre Chelsea (atual campeão Mundial de Clubes) e Barcelona, será realizado hoje (25), às 16h (horário de Cuiabá), promete equilíbrio e intensidade. O Chelsea chega em momento irregular, mas com poder ofensivo: são 9 gols marcados em quatro jogos, boa média de finalizações e 90% de precisão nos passes. Em compensação, a defesa preocupa, já são seis gols sofridos e dois pênaltis cometidos. O Barcelona vive situação semelhante: tem mais presença ofensiva, com 12 gols marcados, 70 finalizações e nove assistências na fase de grupos, além de 62% de posse média. O problema? Assim como o rival, não passou nenhum jogo sem ser vazado. A tendência é de um duelo aberto, técnico e nervoso até o fim. Essa partida terá transmissão para todo o Brasil pela SBT na TV aberta e pelo streaming da Max.
Já Arsenal x Bayern de Munique, que acontece amanhã, no dia 26, às 16h (horário de Cuiabá), reúne duas equipes com campanhas perfeitas. O Arsenal defende 100% de aproveitamento e ainda não sofreu gols na Champions, a defesa teve apenas sete intervenções necessárias em quatro partidas, reflexo do controle de jogo e da consistência tática. O Bayern chega igualmente invicto, mas com uma postura muito mais agressiva: são 14 gols marcados, 78 finalizações e mais de 360 km percorridos em campo, indicando um ritmo altíssimo. Sofreu três gols, mas compensa com forte pressão na bola e alto índice de recuperação. O jogo tem todos os elementos de uma final antecipada.
Com quatro rodadas já disputadas, a classificação começa a ganhar forma. Os invictos dominam a parte de cima, enquanto os times em crise já sentem a pressão e lutam pela sobrevivência.


