ETERNO PROBLEMA NA CIDADE
Após pedido de intervenção, Júlio defende que Moretti tenha chance de encerrar processo de privatização do DAE
Da Redação
O deputado estadual Júlio Campos (União Brasil) defendeu, na manhã desta quarta-feira (26), que a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, tenha a oportunidade de encerrar o processo de privatização do Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG). Para ele, antes de qualquer medida drástica, é necessário abrir espaço para o diálogo e permitir que a gestora apresente soluções.
“Tem que existir diálogo. Acho que foi precipitado. A Flávia deveria ter essa chance. Ou seja, saber por que essa licença… ele me daria uma chance agora. Eu acho que sim, já há contrapartida. Deveria se dar uma chance para dar seguimento. Já está contratando a empresa para gerenciar. Ontem mesmo, em Brasília, conversei com um empresário importante que disse ter interesse na terceirização”, afirmou o parlamentar.
A fala ocorre um dia após o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, anunciar que solicitará ao Ministério Público do Estado (MPMT) que acione a Justiça para determinar a intervenção do Governo do Estado no DAE de Várzea Grande.
A decisão foi aprovada por unanimidade na sessão desta terça-feira (25), após a análise das contas anuais da autarquia apontar grave descontrole fiscal, financeiro, contábil e administrativo.
Ao justificar a medida, Sérgio Ricardo destacou que a situação do abastecimento no município exige uma resposta semelhante à intervenção realizada na saúde de Cuiabá. “Assim como atuamos na intervenção da saúde e contribuímos para resolver grandes problemas da saúde em Cuiabá, vamos fazer também em Várzea Grande. E, claro, dentro de uma intervenção, tem que haver imediatamente um plano emergencial, com água para todo o cidadão de Várzea Grande”, afirmou.
Em abril deste ano, a Prefeitura contratou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), nesta quinta-feira (3), para realizar um diagnóstico detalhado do sistema de abastecimento de água e saneamento no município. Trata-se do primeiro passo para a concessão privada do Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG), segundo a prefeita do município, Flávia Moretti (PL).


