Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

ARTESANATO REGIONAL

Prefeita de VG entrega ‘Pacinho das Artes’ e amplia fomento à cultura local

Da Redação

0

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), juntamente com o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Igor Cunha, entregou na quarta-feira (26), a revitalização de um espaço, localizado do Paço Municipal, que agora passa a ser chamar ‘Pacinho das Artes’, um ambiente preparado, especialmente, para comercializar os trabalhos de artistas e artesãos de Várzea Grande e ser mais um ponto de difusão da história e cultura do Município.

O espaço, que já foi ponto de comercialização e também posto avançado da Guarda Municipal, foi revitalizado para receber mais de 2 mil itens diversos como redes, caminho de mesa, chale, bordados para cozinha, ponto cruz, bonecos, artigos infantis, papelaria, peças de arte sacra, canecas, biojóias, além de chinelos e bolsas personalizados, todos produzidos por cerca de 40 artesãos cadastrados na Superintendência de Cultura de Várzea Grande.

De acordo com a prefeita Flávia Moretti, o ‘Pacinho das Artes’ vem para divulgar e valorizar a comunidade artística e artesã de Várzea Grande, que poderá comercializar seus produtos de forma direta, sem intermediários. “Este espaço é uma oportunidade que a Prefeitura está oferecendo para todos que produzem, divulgam e perpetuam a cultura e a tradição do nosso povo, seja arte, seja artesanato. O ‘Pacinho das Artes’ estará de portas abertas para receber os trabalhos de quem produz para divulgar e comercializar de forma direta suas obras” afirmou. E a prefeita lembrou ainda que o ‘Pacinho’ é uma alternativa de compras para as festas de final de ano, seja para enfeitar a casa ou presentear.

Para o superintendente de Cultura da SMECEL, Leandro Manduca, a ação da prefeita Flávia Moretti representa o comprometimento que a gestão tem pela classe cultural de Várzea Grande. “Cada produto exposto e colocado à venda neste espaço já vem com o selo e a chave do Pix para o pagamento direto ao próprio artesão que ainda ganha o espaço e a divulgação gratuita dos seus produtos” destacou.

A assessora especial da Prefeitura, Rachel Galesso, disse que a meta é transformar o ‘Pacinho das Artes’ em um ponto fixo para a divulgação e comercialização dos produtos do artesanato regional e ainda em fase de projeto, a abertura de mais uma loja no Centro Cultural Orla da Alameda e o retorno da loja tradicional na reabertura da Casa de Artes, previstas para ocorrer em 2026.

A presidente da Associação das Redeiras do Limpo Grande, Tece Art, Jilaine Maria da Silva, comemorou a abertura do ‘Pacinho das Artes’ e destacou a importância do espaço para a divulgação dos trabalhos produzidos pelos artesãos de Várzea Grande. “Um espaço como esse, localizado no centro da cidade vai facilitar ainda mais para que as pessoas possam conhecer e adquirir os produtos, inclusive as peças produzidas pelo nosso coletivo que já são bastantes conhecidas no Brasil e no exterior” afirmou.

A gerente responsável pelo ‘Pacinho das Artes’, Neiva Ribeiro informou que o espaço vai atender o público de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h sem intervalo para almoço. “Temos aqui ótimas opções de presentes diferenciados para as comemorações de Natal e Ano Novo”, anunciou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação