FIM DA NOVELA
Abílio agradece Fávaro, diz que usará emendas para infraestrutura e nega ter cedido a pressões sobre o Contorno Leste
Da Redação
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), comentou nesta segunda-feira (1º) a declaração do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), que reafirmou nas redes sociais o compromisso de destinar emendas parlamentares para a regularização fundiária no Contorno Leste. Segundo Abílio, os recursos anunciados pelo ministro, caso efetivamente liberados, serão essenciais para a infraestrutura da região, mas não interferem na decisão já tomada pela gestão municipal de avançar com a regularização das famílias.
“Pode mandar a emenda. A gente vai usar para infraestrutura. Assim que a emenda chegar, ela será importante — todas serão. Quem puder colaborar será importante, e não só para o caso do Contorno Leste”, afirmou o prefeito. Ele destacou que Cuiabá ainda enfrenta um enorme déficit de regularização: “Lembre-se que 36% do município não tem regularização fundiária.”
Questionado sobre críticas de que teria cedido a pressões políticas ou sociais ao anunciar a regularização da área ocupada, Abílio negou qualquer influência externa. “Eu não cedi à pressão, até porque não havia manifestação, não havia discussão nenhuma. Foi uma decisão nossa de resolver um problema que, se a Prefeitura não assumir, vai se arrastar por anos. Minha preocupação é evitar que essas pessoas continuem vivendo em situação precária”, disse.
Abílio também foi questionado se a regularização do Contorno Leste não poderia estimular novas ocupações irregulares. O prefeito afirmou que entende esse receio, mas reforçou que a situação atual exige uma solução prática e humana. “Ali, a melhor solução é a regularização. São milhares de famílias, e remoção em massa não é algo viável nem socialmente justo.”
Sobre a possibilidade de integrar políticas públicas de diferentes esferas – como o Ser Família Habitação (Estado) e o Minha Casa Minha Vida (União) – Abílio explicou que esses programas não alcançam a área já ocupada. “Em favor do Contorno Leste, o Minha Casa Minha Vida não se aplica, porque é voltado para novos loteamentos”, pontuou.
Por outro lado, o prefeito adiantou que a Prefeitura e o Governo do Estado trabalham juntos em uma alternativa específica para atender as famílias que receberão lotes urbanizados após a regularização. “Estamos preparando o kit de material de construção, em parceria com o governo do Estado. Conversei com o vice-governador Otaviano Pivetta e estamos ajustando o Ser Família Habitação para que, em vez de entrada para financiamento, ele seja convertido em kit de material de construção para quem ganhar os lotes urbanizados”, anunciou.
Abílio reforçou que, independentemente da chegada das emendas, o processo de regularização seguirá avançando, com recursos próprios inicialmente provenientes da área do Aeroporto Bom Futuro. “O objetivo é garantir dignidade a essas famílias e evitar que vivam por mais anos na insegurança”, concluiu.



