Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

SOLUÇÃO PARA 2026

Flávia Moretti rebate pressão política e reforça rito técnico da concessão do DAE em Várzea Grande

Da Redação

0

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), voltou a se posicionar sobre o processo de concessão do Departamento de Água e Esgoto (DAE) à iniciativa privada, após declarações do Tribunal de Contas, da Câmara Municipal e do Governo do Estado. Para ela, parte do debate tem sido contaminado por interesses políticos, enquanto a gestão segue estritamente o rito técnico e legal exigido para a privatização.

Em resposta às sugestões de intervenção no DAE – mencionadas pelo presidente do TCE, Sérgio Ricardo, e às críticas da Câmara Municipal de Várzea Grande, que afirmou que a população estaria “sendo morta de sede”, Flávia Moretti foi direta: “O que é política e o que é técnica? Acho que tudo isso é política. Técnica é o que eu estou fazendo.”

A prefeita esclareceu que o município cumpre cada etapa legal do processo de concessão e que não existe qualquer possibilidade de intervenção. Segundo ela, o próprio governador Mauro Mendes já declarou não ter interesse em medidas desse tipo e defendeu que Várzea Grande conclua o processo que já está em curso.

Flávia explicou que o diagnóstico da situação do DAE está concluído e que, entre os dias 1º e 5 de dezembro,  cinco reuniões de escuta ativa com a população, em diferentes polos do município foram realizadas. As audiências integram o rito obrigatório antes da elaboração final do plano de saneamento.

O município já dispõe de levantamentos técnicos, jurídicos, patrimoniais e de engenharia, além de uma minuta preliminar do Plano Municipal de Saneamento. Após as audiências, o documento será finalizado e enviado para apreciação da Câmara Municipal no início de 2026.

Com o plano aprovado pelo Legislativo, será iniciada a fase de modelagem contratual da concessão, que passará por análises do próprio DAE, TCE e Agência de Regulação, e demais órgãos de controle. A meta da prefeita é clara: concluir a concessão até o final de 2026.

Sobre as declarações do presidente da Câmara de Várzea Grande, Wanderley Cerqueira (MDB), que afirmou que a prefeita estaria “matando a população de sede”, Flávia Moretti rebateu, afirmando que a situação do abastecimento já foi pior e que os avanços seguem dentro do limite possível diante de décadas de deficiências estruturais.

Ela destacou ainda que o DAE não possuía informações organizadas suficientes para subsidiar o estudo técnico realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas (FIP), contratada no início do ano. “Não se faz uma concessão em 30 dias. Há todo um rito processual definido por lei”, reforçou.

A prefeita concluiu afirmando que a decisão pela concessão é definitiva e que o município seguirá com transparência, responsabilidade e diálogo até a conclusão do processo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação