ACHA ESTRANHA A DECISÃO
Avallone questiona desapropriação total do Contorno Leste; “Não há justiça nessa decisão”
Da Redação
O deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) criticou, na manhã desta quarta-feira (2), a decisão da Prefeitura de Cuiabá em desapropriar toda a área do Contorno Leste, anunciada para fins de regularização das cerca de 2 mil famílias que vivem no local.
O parlamentar destacou que, segundo o herdeiro da área, José Pinto, a família proprietária havia se disposto a doar 5,7 hectares para o assentamento de famílias em situação de vulnerabilidade. Ainda conforme o relato, a gestão municipal não aceitou a proposta e, na sequência, comunicou a desapropriação integral da área.
Avalone classificou a medida como desproporcional e questionou a justificativa social apresentada pela Prefeitura.
“É preciso fazer uma análise social, entender as questões das pessoas que estão lá. Os proprietários estão doando 5,7 hectares, mas, se precisar de 8 hectares, eles dão 8 hectares. Então, se vai doar 8 hectares, por que desapropriar e pagar? Vai entregar área privada, transformando-a em área pública, para pessoas que fizeram uma invasão, uma invasão que, inclusive, resultou na morte de uma pessoa. Para quê? É muito estranho isso. Eu não vejo justiça nessa decisão”, afirmou o deputado.
Na Câmara de Cuiabá, José Pinto rebateu o argumento de que a Prefeitura teria buscado diálogo com a família. Ele relatou que o anúncio feito pelo Executivo não foi fruto de negociação, mas de uma comunicação unilateral. “Foi uma comunicação, uma atitude compulsória. A gente não teve opção de escolha. O prefeito, em nenhum momento, chamou a família para conversar e entender nossos interesses. O que houve foi apenas comunicado”, afirmou.



