Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

CONVOCAÇÃO

MP convoca população a definir prioridades do saneamento em Várzea Grande

Da Redação

0

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) está reforçando o chamado para que os moradores de Várzea Grande participem das oficinas promovidas pela Prefeitura para a atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que segue em discussão até sexta-feira (5).

Além dos encontros presenciais, a população pode contribuir por meio de um formulário online, disponível para receber relatos e sugestões sobre as condições de saneamento na cidade.

A promotora de Justiça Taiana Castrillon Dionello, da 1ª Promotoria Cível, afirma que a colaboração direta dos moradores é decisiva para orientar políticas públicas assertivas.

“A população precisa dizer quais são suas maiores dores. Só com esse diagnóstico real poderemos avançar na solução de um problema estrutural em Várzea Grande.”

A promotora Michelle de Miranda Rezende Villela, da 4ª Promotoria Cível, reforça que participar das oficinas não é apenas um direito, mas um instrumento de fortalecimento democrático.

“Quem participa tem sua opinião registrada oficialmente. Isso permitirá ao município definir prioridades e investimentos nos quatro eixos do saneamento: água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem.”

Plano parado desde 2017 será finalmente atualizado

A revisão do PMSB está sendo conduzida pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), contratada pela Prefeitura. O plano está desatualizado desde 2017 e sua atualização é obrigatória por lei, garantindo ao município acesso a recursos estaduais e federais e cumprimento das metas do novo marco legal do saneamento, que prevê universalização dos serviços até 2033.

O documento orienta todas as ações de:

  • abastecimento de água,
  • esgotamento sanitário,
  • drenagem urbana,
  • manejo de resíduos sólidos.

Oficinas seguem até sexta-feira em diferentes regiões da cidade

As reuniões comunitárias ocorrem sempre às 18h30, de 1º a 5 de dezembro, em locais estratégicos para facilitar a participação dos moradores.

Cronograma das próximas oficinas:

  • Quarta (3/12) – Região Norte: EMEB Rita Auxiliadora de Campos Cunha (bairro Mapim)
  • Quinta (4/12) – Região Oeste: EMEB Napoleão José da Costa (bairro Marajoara)
  • Sexta (5/12) – Região Sul: EMEB Antônio Salústio Areias (bairro Capela do Piçarrão)

A participação pode ser feita também pelo formulário digital disponibilizado pela Prefeitura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação