CAMPANHA DOS CORREIOS
Homem com paralisia cerebral pede ao “Papai Noel” moletom para enfrentar os dias frios
Da Redação
Ao longo de mais de 30 anos, a Campanha Papai Noel dos Correios recebe cartinhas com pedidos emocionantes. Neste ano, um desses pedidos chamou a atenção dos voluntários que trabalham no cadastramento do projeto. Um morador de Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá) com paralisia cerebral pediu ao “bom velhinho” um moletom para enfrentar os dias frios na cidade.
Emiliano Aleixo de Meira Detoni, 40 anos, que é pessoa com deficiência, escreveu a cartinha “com ajuda da Lili”. Ele é aluno da instituição Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Chapada dos Guimarães e relata desafios desde o nascimento.
“Tenho dificuldades para escrever devido à minha paralisia cerebral. Eu nasci com o quadro por conta de hipoxia neonatal, que me trouxe limitações para andar e na escrita”, contou na carta.
“Gostaria de pedir um presente para me aquecer nos dias frios da minha cidade. Um moletom tamanho G, ou talvez um boné, ou ainda um edredom bem quentinho. Seriam presentes maravilhosos que me ajudariam a me sentir confortável e acolhido”, pediu ao Papai Noel.
Essa e outras cartas foram enviadas por crianças matriculadas em escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também foram selecionadas cartas de crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulnerabilidade social, além de pessoas com deficiência (PcD) de qualquer idade. Em 36 anos, a campanha já atendeu quase 7 milhões de cartinhas.
Em diversos estados, a campanha já iniciou as entregas festivas, quando o Papai Noel dos Correios, acompanhado por empregadas e empregados da estatal, participa de momentos especiais para entregar os presentes. Em Mato Grosso, a entrega ocorrerá no dia 15 de dezembro no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Cuiabá, localizado anexo ao Aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande.
Cronograma – Ainda dá tempo de fazer a alegria de uma criança nesse Natal. Em Mato Grosso, ainda há quase 6 mil cartas disponíveis para adoção. A entrega deve ser feita presencialmente, nas agências de Correios indicadas no Blog do Noel. O prazo para adoção e entrega de presentes em Mato Grosso segue até o dia 23 de dezembro, e pode ser conferido no blog (https://blognoel.correios.com.br/blognoel/index.php).
Quem não tiver tempo de escolher uma cartinha, mas quiser participar, pode comprar e deixar presentes em uma das agências dos Correios participantes listadas no Blog do Noel. Entre os mais pedidos estão: bola, boneca, carrinho de controle remoto, mochila, material escolar, kit de maquiagem e pelúcias.



