BAIRRO CENTRO AMÉRICA
Peixaria clandestina é fechada em Cuiabá; mais de 2 toneladas de pescado são apreendidas
Da Redação
Uma peixaria clandestina que funcionava no bairro Centro América, em Cuiabá, foi fechada na terça-feira (9) após fiscalização da Prefeitura de Cuiabá. No local, foram apreendidas mais de 2 toneladas de pescado, e uma pessoa acabou conduzida para a Delegacia Especializada do Meio Ambiente.
No estabelecimento, foi constatado que a empresa funcionava sem registro no Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT), sem licenças ambientais e sanitárias, além de descumprir sanções administrativas anteriores por outras irregularidades.
Foram apreendidos 2.184 quilos de pescado de espécies como pacu, matrinxã, tucunaré, lambari e tambacu. Parte dos produtos não tinha a identificação de origem obrigatória.
Durante a vistoria, foram constatadas diversas atividades proibidas, como recebimento de pescado com vísceras; evisceração; filetagem; corte; embalagem e armazenamento sem qualquer autorização. Também foram observadas a ausência de condições higiênico-sanitárias e a exposição de produtos sem informações obrigatórias, em descumprimento ao Código de Defesa do Consumidor.
Nos fundos da peixaria, ainda foi encontrado o despejo de esgoto sem tratamento em um córrego localizado em uma área de preservação permanente (APP), o que configura crime ambiental.
No mesmo dia, os fiscais da Prefeitura vistoriaram mais dois estabelecimentos que vendem pescado, dessa vez no bairro Praeirinho. Foram encontrados dois boxes que funcionavam em área pública e não tinham alvará. No local, duas pessoas foram conduzidas à Delegacia.



