Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

PROBLEMA CULTURAL

Defensora ressalta a importância de tratar a violência doméstica dentro das escolas

Da Redação

0

A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) participou nesta quarta-feira (10), no Tribunal de Justiça do Estado (TJMT), em Cuiabá, do II Encontro das Redes de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, evento que também premiou alunos da rede pública municipal e estadual vencedores do concurso “A Escola Ensina, a Mulher Agradece – Aprender a respeitar transforma a sociedade”. Representando a instituição, a defensora pública coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher, Rosana Leite, ressaltou a importância de tratar do tema dentro das escolas.

“A lei Maria da Penha traz no artigo 8º, como uma das políticas públicas, a ser cumprida pelo poder público, a inclusão do enfrentamento da violência doméstica e familiar nos currículos escolares. Infelizmente, ainda não temos essa realidade em todo o nosso estado. Todavia, pelo menos de forma transversal, o projeto ‘A Escola Ensina, a Mulher Agradece’, traz essa realidade que nós queremos mostrar aos meninos e meninas, desde a infância, que a violência atinge toda a sociedade, não atinge apenas o quadrado familiar que foi atingido de forma direta”, afirma a defensora.

O concurso “A Escola Ensina, a Mulher Agradece”, é uma iniciativa do TJMT, em parceria com a Defensoria Pública e com demais órgãos que compõem as redes de enfrentamento a violência doméstica. Ele envolveu estudantes do 1º ao 9º ano das redes municipal e estadual de ensino que realizaram trabalhos, incluindo poesias, músicas, redações, vídeos e apresentações teatrais, sobre a violência contra a mulher.

“A violência contra a mulher é um problema cultural, e para você mudar, transformar e quebrar esses paradigmas, faz-se necessário instigar toda a sociedade para esse objetivo. Este evento demonstra o início deste trabalho, cujo objetivo é a proteção da mulher. É muito importante trabalhar a conscientização do tema da violência contra a mulher com as crianças e adolescentes, porque eles serão o nosso futuro. Temos que preparar essas crianças, temos que investir nelas com todo afeto e carinho necessário para que se viva em paz e de forma respeitosa”, afirmou o presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação