CONDENADA PELO STF
Deputados federais de Mato Grosso ajudam a salvar mandato de Carla Zambelli
Thalyta Amaral
Dos oito deputados federais por Mato Grosso, quatro votaram contra a cassação da também deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Dois foram favoráveis e dois não participaram da votação. Apesar dos 227 votos pela cassação, o número ficou abaixo da maioria absoluta necessária — 257 parlamentares — e o mandato da deputada foi mantido na sessão realizada na madrugada desta quinta-feira (11).
Zambelli foi condenada duas vezes pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A primeira condenação ocorreu pela invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ação praticada em conjunto com o hacker Walter Delgatti, no contexto da investigação sobre tentativas de descredibilização das instituições judiciais brasileiras.
A segunda condenação diz respeito ao porte ilegal de arma de fogo e ao crime de constrangimento ilegal, após a deputada perseguir e ameaçar um homem com uma pistola na véspera do segundo turno das eleições de 2022. Após o episódio, ela deixou o Brasil e viajou para a Itália, mas acabou presa no país europeu, onde segue cumprindo pena.
Entre a Bancada Federal de Mato Grosso, votaram para “salvar” a parlamentar os deputados Coronel Assis (União), Coronel Fernanda (PL), José Medeiros (PL) e Rodrigo da Zaeli (PL).
Foram favoráveis à perda do mandato Emanuelzinho (MDB) e Gisela Simona (União). Já Juarez Costa (MDB) e Nelson Barbudo (PL) não votaram — o primeiro por ausência justificada e o segundo por não registrar voto no painel eletrônico.



