PRIMEIRA SEMANA DE DEZEMBRO
Verita mostra empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro; em MT, Flávio tem 46% da preferência
Da Redação
A mais recente pesquisa do Instituto Verita, realizada nos dias 6 e 7 de dezembro com 2.519 entrevistas, aponta um cenário de empate técnico na disputa presidencial entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o senador Flávio Bolsonaro, que anunciou recentemente a intenção de disputar o mais alto cargo eletivo do país. O levantamento, feito por unidade automatizada e com intervalo de confiança de 95%, revela um eleitorado dividido em âmbito nacional.
Segundo os números divulgados, se a eleição fosse hoje, Lula aparece com 50,4% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro soma 49,6%, diferença dentro da margem que configura empate técnico. No total da amostra, 52,5% do público ouvido é feminino. Em Mato Grosso, foram entrevistadas 39 pessoas.
Recorte por Estado
Quando analisados os resultados por unidade federativa, o cenário se altera. No recorte estadual, os matogrossenses preferem Flávio Bolsonaro, que registra 46,2%, enquanto Lula aparece com 33,3% das intenções de voto. Outros 17,9% dos entrevistados ainda não sabem ou preferiram não responder.
Quem é o nome mais forte da direita
A pesquisa também perguntou aos brasileiros qual seria, hoje, o nome mais forte do campo da direita para disputar a Presidência. O resultado nacional aponta:
Tarcísio de Freitas – 38%
Michelle Bolsonaro – 20,9%
Flávio Bolsonaro – 18,4%
Ratinho Júnior – 9,7%
Ronaldo Caiado – 8,8%
Romeu Zema – 2,5%
Recorte: Mato Grosso
Em Mato Grosso, os números mostram um quadro distinto, com maior pulverização de preferências:
Ratinho Júnior – 31,6%
Tarcísio de Freitas – 26,3%
Flávio Bolsonaro – 13,2%
Michelle Bolsonaro – 7,9%
Romeu Zema – (não pontuou na amostra)
Não responderam / indecisos – 15,8%



