PRIMAVERA DO LESTE
Prefeitura alerta para os cuidados em saúde mental durante as festas de fim de ano
Da Redação
A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) reforça os cuidados essenciais em saúde mental, especialmente neste período de fim de ano, quando aumenta a procura por atendimento e surgem mais situações de vulnerabilidade emocional. A coordenadora da RAPS, Nátalye Wagner, explica que toda a estrutura municipal é organizada para oferecer acolhimento em diferentes níveis de cuidado.
“A nossa rede de saúde mental chama RAPS e contempla vários serviços, desde a atenção primária (os postinhos de saúde), até a alta complexidade, passando pelo Núcleo de Saúde Mental, pelos CAPS, pela UPA, pelo SAMU e pelos hospitais”, destaca.
Atenção Primária: a principal porta de entrada para o cuidado
Segundo ela, a Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro lugar onde o cidadão deve buscar ajuda ao perceber mudanças emocionais. “Sempre orientamos que o primeiro atendimento seja feito no postinho de saúde. Alterações de sono, ansiedade, tristeza, medo excessivo ou qualquer sensação emocional que foge da rotina devem ser avaliadas pelo médico ou enfermeiro da sua unidade”, reforça.
A partir dessa primeira avaliação, o profissional faz o encaminhamento adequado: casos leves (acompanhamento na própria unidade básica de saúde); casos que exigem apenas psicologia (encaminhamento ao Centro de Reabilitação); casos que necessitam psicologia e psiquiatria: encaminhamento para o Núcleo de Saúde Mental; e, casos graves (direcionamento aos CAPS Adulto – acima de 18 anos, ou CAPSi -abaixo de 18 anos, inclusive para situações envolvendo uso abusivo de álcool e outras drogas.
Nátalye reforça que, apesar de a APS ser a porta de entrada principal, os CAPS funcionam como ‘porta aberta’. “Hoje a pessoa pode ir direto ao CAPS para agendar uma consulta. Porém, é importante lembrar que o CAPS é destinado aos casos graves, que geram grande prejuízo na vida da pessoa, como histórico de tentativa de suicídio ou crises severas que comprometem a rotina”, explica. Nos CAPS, o atendimento é multiprofissional, com psicologia, medicina, nutrição, fisioterapia, terapeuta ocupacional e práticas terapêuticas em grupo.
Atendimento em situações de crise
Quando a pessoa apresenta crise emocional intensa ou surto psicótico, o serviço indicado é a UPA, podendo haver acionamento do SAMU 192. “Em crises, a UPA é a unidade preparada para estabilizar o paciente. Em alguns casos, o SAMU precisa ser chamado, especialmente quando há risco para si ou para outras pessoas”, explica Nátalye.
A UPA funciona 24 horas e recebe pacientes de todas as idades. Já as unidades básicas funcionam das 7h às 11h e das 13h às 17h. Núcleo de Saúde Mental: atendimento especializado para casos moderados
A coordenadora do Núcleo de Saúde Mental, Karine Golin, detalha que o serviço atua na média complexidade. “Aqui atendemos pacientes com sintomas moderados, que precisam de psiquiatria e psicologia. Também oferecemos oficinas de arteterapia e contamos com equipe multiprofissional, com assistente social, psicólogo, enfermeiro e psiquiatra”, explica.
Diferentemente dos CAPS, o Núcleo não é porta aberta: o paciente precisa de encaminhamento da unidade básica de saúde. O atendimento é para todas as idades e contempla tanto adultos quanto adolescentes e crianças que não se encaixam nos perfis de alta gravidade ou no atendimento exclusivo do psicólogo.
Karine destaca ainda o perfil dos atendidos, que contempla “entre crianças e adolescentes, a faixa etária mais atendida é de 10 a 14 anos. Já entre os adultos, a maior demanda está entre 30 e 35 anos”.
Fim de ano: gatilhos emocionais e cuidados essenciais
Com a chegada das festas, as profissionais alertam para o aumento de situações que demandam atenção especial. Nátalye lembra que esta é uma época sensível para muitas pessoas. “O final e o começo de ano trazem gatilhos importantes. Por isso, orientamos equilíbrio no consumo de álcool, que é uma das drogas mais prejudiciais. Se consumir, é importante fazer redução de danos, beber bastante água e se hidratar”, recomenda.
Entre as principais orientações de cuidado durante o período festivo, as coordenadoras destacam que é preciso: respeitar limites pessoais e desacelerar: “É um ano inteiro de responsabilidades. Se puder, faça pausas e tenha momentos de introspecção”.
Evitar comparações nas redes sociais: “vemos apenas fragmentos da vida dos outros, e isso pode gerar sofrimento emocional”.
Ser gentil consigo mesmo: “Não se cobre excessivamente por não ter resolvido tudo. Reflita sobre o ano com leveza”.
Procurar apoio: “Se não tiver alguém de confiança, busque suporte profissional na rede de saúde”.
Preservar autocuidado: manter rotina de sono, alimentação equilibrada, atividade física e momentos de lazer.
Nátalye reforça a importância de pedir ajuda. “Se você sentir desestabilização emocional, procure a UPA ou sua unidade de saúde. A rede está preparada para acolher e orientar”, conclui.
Serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em Primavera do Leste
APS – Atenção Primária à Saúde (porta de entrada da RAPS) – Todas as idades
Funcionamento: 7h às 11h e 13h às 17h
Telefones coordenação: 3500-4696 e 9 9712-8958
UDR – Unidade de Desenvolvimento e Reabilitação (antigo Centro de Reabilitação)
Atendimento para sintomas leves – apenas psicologia (com encaminhamento médico).
Atende todas as idades; inclui atendimento para suspeita ou diagnóstico de TEA.
Endereço: Rua Silvio Ometo, 460 – Parque Eldorado
Telefones: 3500-4736 e 9 8138-0154
Núcleo de Saúde Mental – Casos moderados (psiquiatria + psicologia)
Necessita de encaminhamento médico.
Todas as idades.
Endereço: Av. Porto Alegre, 1975 – Primavera II
Telefones: 3500-4748 e 9 8138-0163
CAPS II – Casos graves (porta aberta)
Acompanhamento multiprofissional para saúde mental e uso abusivo de álcool e outras drogas.
Acima de 18 anos.
Endereço: Rua Érico Veríssimo, 1021 – Parque Castelândia
Telefones: 3500-4734 e 9 8138-0164
CAPSi – Casos graves (porta aberta)
Acompanhamento multiprofissional para crianças e adolescentes.
Menores de 18 anos.
Endereço: Av. São João, 1136 – Jardim Riva
Telefones: 3500-4728 e 9 8153-0114
UPA 24h – Crises moderadas e graves
Pode ter acionamento do SAMU 192.
Todas as idades.
Endereço: Av. Coxilha, 275 – Poncho Verde
Telefones: 3500-4919 e 9 8153-0113



