O TAL DO PARI GATO
Fábio Garcia defende unidade do partido e lembra que decisão final será nas convenções
Da Redação
O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União Brasil), comentou sobre as movimentações internas do partido em relação às pré-candidaturas ao Governo de Mato Grosso. Ele destacou que, embora o senador Jayme Campos já tenha anunciado que é o nome da sigla para disputa, a decisão final dependerá de deliberação partidária e consenso interno.
“Qualquer filiado pode se colocar como pré-candidato. Isso é natural e legítimo, inclusive o Jayme Campos. Mas, no momento certo, o partido se reunirá e decidirá”, afirmou Garcia. A preferência do presidente da sigla, o governador Mauro Mendes, é pelo vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos).
O secretário lembrou ainda que decisões passadas, como a escolha de candidatos a prefeito em 2024, seguiram acordos internos e que ele próprio respeitou essas deliberações:
“A escolha naquele momento foi fruto de um acordo do partido. Se o governador Mauro decidiu, naquela ocasião, pelo Botelho, foi a decisão coletiva, e eu cumpri o acordo.”
Questionado sobre a possibilidade de disputas paralelas ou consenso entre os pré-candidatos, Garcia enfatizou que ainda há tempo até as convenções, que são a instância final para definições:
“As convenções estão distantes e têm seu calendário próprio. Até lá, muita coisa pode acontecer. É aguardar com tranquilidade, porque ainda há tempo para decisões maduras e equilibradas.”
O secretário reforçou que a prioridade do partido é manter a unidade e conduzir o processo de escolha de forma transparente, dentro das regras internas e do diálogo com todas as lideranças da federação União Brasil–Republicanos.



