SUPOSTAS DISCREPÊNCIAS
Porto rebate denúncia de manipulação de dados na educação e diz que avaliações são feitas exclusivamente pelo MEC
Da Redação
O secretário de Estado de Educação, Allan Porto, rebateu nesta terça-feira (2) as denúncias formalizadas pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT) sobre um suposto esquema de manipulação de dados educacionais em Mato Grosso. Barranco encaminhou representações ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, e ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Sérgio Ricardo, para que sejam apuradas possíveis adulterações de registros escolares, inflação de indicadores e vantagens indevidas na captação de recursos federais.
Allan Porto afirmou desconhecer o teor do documento apresentado pelo parlamentar, mas garantiu que o processo de avaliação educacional no Estado é conduzido exclusivamente por órgãos federais, sem qualquer interferência da Secretaria de Educação (Seduc).
“Quem faz as avaliações é o Ministério da Educação, é o Inep. A prova do Saeb, aplicada neste ano, contou com participação recorde: 96% dos estudantes fizeram o exame. A Seduc não participa da aplicação, são avaliadores externos. A avaliação ocorre em todas as unidades escolares, e os resultados são publicados diretamente pelo MEC”, destacou.
O secretário reiterou que não há possibilidade de manipulação dentro da estrutura estadual. “Nós desconhecemos o documento protocolado. Estamos à disposição para esclarecer e tirar todas as dúvidas. Pode haver motivação política, não sei. O educador que apresentou isso deveria visitar nossas escolas e verificar a realidade”, disse.
Allan Porto também reforçou que o registro de notas e frequência é uma atribuição dos professores, e não de gestores externos. “Quem aplica a prova, quem acompanha, quem lança nota no boletim, é o próprio professor”, afirmou.



