Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

DESTAQUE NACIONAL

Cuiabá é a única capital sem decoração de Natal

Da redação

0

Cuiabá é a única capital do Brasil sem decoração de Natal em praças públicas ou ruas neste ano, segundo levantamento do g1. Em 2025, os enfeites natalinos ficaram restritos a espaços privados, como lojas, shoppings e condomínios residenciais.

Entre as 26 capitais e o Distrito Federal, apenas a capital mato-grossense não montou árvore de Natal ou Casa do Papai Noel em áreas públicas. A Prefeitura informou que a decisão está ligada à priorização de investimentos em áreas consideradas estratégicas, com foco no equilíbrio das contas e na reorganização da estrutura administrativa do município.

Uma das poucas ações alusivas ao período natalino é a carreta do Papai Noel, que percorre bairros mais afastados em uma parceria com um banco privado. Enquanto isso, cidades do interior de Mato Grosso investiram em decoração e iluminação para celebrar a data.

A situação financeira da capital tem sido apontada como um dos principais entraves. Logo no início da gestão, em janeiro, o prefeito Abilio Brunini (PL) decretou estado de calamidade financeira apenas três dias após assumir o cargo. Com o encerramento do decreto, foi criado um comitê para monitorar mensalmente a gestão fiscal, que, segundo a prefeitura, resultou em uma economia de R$ 217 milhões. Ainda assim, nos últimos meses, o prefeito chegou a admitir a possibilidade de um novo decreto caso o cenário não apresentasse melhora.

TEMPOS ANTIGOS

Screenshot

O perfil IA em Cuiabá tem resgatado, por meio da tecnologia, a memória afetiva da cidade ao recuperar digitalmente fotos antigas da capital.

A decoração de Natal do Palácio Alencastro e da Câmara Municipal já figurou entre os grandes atrativos das festas de fim de ano. Famílias inteiras costumavam passear pelo Centro para apreciar as iluminações, que chamavam tanta atenção que acabaram se tornando verdadeiros cartões-postais de Cuiabá.

Screenshot

 

As imagens são tratadas com ferramentas de inteligência artificial a partir de cartões-postais das décadas de 1960 e 1970, produzidos pela Ed. Gráfica Bruner Ltda. e pelo fotógrafo Pierre Marret.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação