Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

RECONHECIMENTO

Livro conta história de Maria de Arruda Müller, uma mulher à frente do tempo e que viveu para educar

Da Redação

0

O casarão, ícone da cuiabania, localizado na equina entre as ruas Comandante Costa e Campo Grande, se abriu nesta semana para um evento especial: o lançamento do livro sobre a trajetória da professora Maria de Arruda Müller, com uma vida inteira dedicada à educação, área em que ela atuou dos 16 anos aos 96 anos de idade. Conhecido como ‘Solar da Família Müller’, o espaço – que deve se tornar um museu em breve – reuniu personalidades da cultura, da política e da história de Mato Grosso para noite de autógrafos da obra: “Escola Maria de Arruda Müller – Fruto de um Ideal”.

A trajetória da professora do Brasil, como foi reconhecida pelo Ministério da Educação, foi lançada justamente no dia em que Maria Müller completaria 127 anos, no dia 9 de dezembro.

O Solar construído em 1898, exala a obra de vida da matriarca, com inúmeras fotos, certificados e matérias que foram publicadas em periódicos da época. O imóvel de mais de 130 anos, conta parte da história de Mato Grosso em cada cômodo, em cada parede. Lá dentro, Maria Müller esposa do então governador-interventor de Mato Grosso, Júlio Strubing Müller, criava sua família e seguia sua missão de ensinar e sem saber, ia escrevendo parte da história de Mato Grosso. Passadas tantas décadas, o Solar segue perpetuando memórias vivas e sendo uma extensão história política local.

A obra, assinada pelo escrito e jornalista Jair Donato, traz à luz uma primeira-dama à frente do seu tempo e que mesmo no século passado já era protagonista, ensinava não apenas o que a sala de aula preconizava, mas ensinava a importância da luta por direitos coletivos, como o voto feminino, que passou a ser realidade em 1932, durante o governo de Getúlio Vargas.

Ela foi destaque nacional na primeira década do século 21, quando se tornou Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Educativo, grau de grande oficial, título recebido em 2002, como “A Professora do Brasil”, concedido pelo Ministério da Educação, por ser considerada a mais antiga educadora do país, que permaneceu em sala de aula.

A certeza de que a educação transforma fez com que ela fundasse uma sala de aula para alfabetização na varanda da própria casa, na Fazenda Abolição – BR 163 – Serra de São Vicente, que existe por mais de 70 anos e atualmente recebe o nome dessa pioneira: Escola Estadual Maria de Arruda Müller.

E mais. O livro evidencia o papel importante que ela teve como primeira-dama de Mato Grosso, consolidando o extenso trabalho social do governo Júlio Müller. Naquela ocasião, foi protagonista na fundação da primeira maternidade de Cuiabá, quando os partos somente tinham uma assistência básica – a maternidade atualmente funciona no Hospital Geral; e na criação do Abrigo Bom Jesus, casa de amparo para crianças e idosos, que até os dias atuais é a principal casa de assistência a idosos na Capital.

No livro, o leitor poderá também conhecer mais sobre a história de Cuiabá e de Mato Grosso em um período de significativo investimento na educação e no ensino.

Maria de Arruda Müller nasceu em 9 de dezembro de 1898 e faleceu perto de completar 105 anos, em 4 de dezembro de 2023.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação