EM UM ANO
Detran emite mais de 2,7 mil credenciais de estacionamento para pessoas com autismo
Da Redação
Mais de 2.700 credenciais de estacionamento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) já foram emitidas de forma online pelo Detran-MT em 1 ano. O serviço foi lançado em dezembro de 2024 junto com o selo adesivo “Autista a Bordo”.
A credencial garante o direito ao uso de vagas especiais para pessoas com autismo em estacionamentos públicos e privados em todo o território nacional. Já o selo serve como identificação nos veículos que transportam pessoas com TEA.
O objetivo é sensibilizar os condutores a terem mais empatia e paciência no trânsito, evitando, por exemplo, o uso da buzina e estímulos sonoros prejudiciais aos autistas.
“Emiti a credencial de estacionamento assim que lançou e utilizo sempre nos locais públicos que possuem a vaga especial, para transportar meu filho com maior comodidade. Estacionar mais próximo do local que vamos desembarcar facilita o acesso e também garante mais previsibilidade para a criança, porque o autista gosta de fazer sempre as mesmas rotas. Infelizmente, muitos condutores ainda não têm essa consciência e estacionam, sem a credencial, nas vagas destinadas aos autistas”, disse a servidora pública, Angélika Campos, que tem um filho com o Transtorno do Espectro Autista.
Para o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, a credencial especial reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com a inclusão, a acessibilidade e o respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, além da promoção de um trânsito mais humano e consciente.
Tanto a credencial quanto o selo são destinados às pessoas com TEA que possuem a Carteira de Identificação do Autista (CIA), emitida pela Setasc-MT. A emissão da credencial online dispensa a necessidade de reapresentação de documentos já fornecidos quando da emissão da Carteira de Identificação do Autista pela Setasc.
Como emitir
A credencial pode ser emitida pelo site do Detran-MT, no menu “Serviços” – “Credencial autista” – “Solicite aqui a credencial”.
Na sequência, a pessoa deve fazer o login no MT Cidadão e digitar o CPF da pessoa com TEA, que deve estar previamente cadastrado na Setasc com a Carteira de Identificação do Autista (CIA).
Após digitar o CPF, a pessoa poderá baixar ou imprimir a credencial para disponibilizar no painel do veículo quando estacionar em vaga especial, devendo ficar visível com a frente voltada para cima, conforme a Lei Federal nº 12.764/2012 e a Resolução Contran nº 1.012/2024.
Já o selo adesivo, após validação da solicitação, poderá ser retirado em qualquer unidade do Detran do município onde beneficiário reside, e deve ser fixado na parte traseira do veículo.
Confira no vídeo o passo a passo:



