VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Vice-prefeita de Rosário Oeste denuncia secretário por ofensas e MPF é acionado
Da Redação
A vice-prefeita de Rosário Oeste, Juliana Cosme Nunes Domingos (PRD), denunciou ter sido alvo de agressões verbais por parte do secretário municipal de Governo e suplente de vereador Alexandre do Bauxi. O caso foi registrado em boletim de ocorrência e encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF) como possível violência política de gênero.
Segundo a denúncia, as ofensas ocorreram no exercício do mandato da vice-prefeita e tiveram como objetivo desqualificar e constranger sua atuação política. A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, comandada por Janaína Riva (MDB) avaliou que as falas ultrapassam divergências políticas e podem configurar violência política contra a mulher.
O caso foi formalmente encaminhado ao MPF no dia 15 de dezembro, com pedido de apuração dos fatos e adoção das medidas cabíveis. No documento, a Procuradoria aponta que o conteúdo das agressões tem relação direta com o cargo ocupado por Juliana Cosme e com o fato de ela ser mulher, o que se enquadra na Lei nº 14.192/2021, que trata do combate à violência política de gênero.
A Procuradoria da Mulher também destacou que esse tipo de conduta afeta não apenas a vítima, mas o funcionamento da democracia, ao tentar intimidar mulheres que ocupam cargos eletivos.
Até a última atualização desta reportagem, Alexandre do Bauxi não havia se manifestado sobre as acusações.



