INAUGURAÇÃO DIA 19
Mauro Mendes anuncia Hospital Central de Mato Grosso como referência em saúde
Da Redação
O governador Mauro Mendes confirmou que o Hospital Central de Mato Grosso será inaugurado no próximo dia 19, tornando-se uma unidade de referência no estado. Segundo ele, a estrutura da unidade, aliada à tecnologia de ponta, garantirá um atendimento de alta qualidade, superior ao de hospitais privados.
“É um hospital de referência, com qualidade estrutural, finalização das obras e tecnologia embarcada. Vocês vão ver, será um dos melhores hospitais do Brasil”, afirmou Mendes.
Após a inauguração, a unidade começará a receber pacientes por meio do sistema de regulação, inicialmente para exames e confirmações, seguido de procedimentos cirúrgicos. O governador ressaltou que a fiscalização e execução das obras seguiram rigorosamente suas orientações para garantir a excelência do hospital.
Hospital Central do Estado ficou 34 anos com as obras paradas, mas teve a construção retomada pelo Governo de Mato Grosso, em 2020. A unidade vai contar com 287 leitos, sendo 60 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), 36 de Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) e 191 de enfermaria. O local foi estruturado para realizar uma média de 32 mil consultas médicas, 80 mil exames e 6.500 cirurgias por ano.
Inicialmente, estão previstas para o hospital as especialidades de cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia vascular, urologia, cirurgia pediátrica, ginecologia, mastologia, cirurgia plástica, neurocirurgia, cirurgia cardiovascular, ortopedia pediátrica, cardiologia, neurologia e pediatria. Todas as especialidades cirúrgicas atenderão um escopo diversificado, incluindo cirurgia oncológica.
Além disso, o hospital contará com cirurgia robótica, com foco em cinco especialidades – cirurgia geral, aparelho digestivo, ginecologia, urologia e cirurgia pediátrica. Há também a perspectiva de inclusão de novas especialidades, como transplantes de rim e fígado.
A unidade será administrada pelo Albert Einstein, que é a melhor unidade de saúde do Brasil e a 22ª melhor do mundo.
A Arena Show
O espaço será destinado a shows nacionais e internacionais, com capacidade para 100.000 pessoas e uma área total de 45.000 m². Sua infraestrutura é composta por quatro banheiros, com área total de 1.340,20 m² e capacidade para atender até 60 pessoas cada; dois bares, com 257,67 m²; área de backstage com 1.946,18 m²; palco com 602,40 m²; bilheteria com 1.335,77 m²; e um espaço dedicado à alimentação, com 198,61 m².
A cobertura da Arena Show possui área de 23.575 m² e possui vão central de 80 metros. Ela foi projetada para enfrentar o calor intenso de Cuiabá e garantir que o local possa ser amplamente utilizado e fomentar a cultura no estado, atraindo e sediando uma variedade crescente de eventos.



