SEM COLETA
Empresa suspende coleta de lixo em Várzea Grande por dívida de R$ 12,4 milhões
Kamila Araújo
A coleta de lixo domiciliar foi suspensa em Várzea Grande nssa quarta-feira (18) após a empresa responsável pelo serviço, a Locar Saneamento Ambiental, alegar inadimplência da Prefeitura que já se aproxima de seis meses. A paralisação ocorre em meio a um débito acumulado de R$ 12,4 milhões, segundo a concessionária.
De acordo com a empresa, os valores em aberto correspondem a serviços executados desde dezembro de 2024 e aos meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2025. Mesmo sem receber, a Locar afirma ter mantido a operação normalmente durante todo o período, arcando integralmente com despesas como salários de funcionários, combustível, manutenção da frota, insumos operacionais e tributos.
A concessionária informou ainda que tentou resolver a situação de forma administrativa antes de adotar a medida extrema. Desde outubro, foram 18 ofícios encaminhados à administração municipal, solicitando a regularização dos pagamentos. Segundo a empresa, nenhuma dessas tentativas teve resposta efetiva por parte do Município.
Sem a quitação dos débitos e diante da inviabilidade financeira de continuar prestando o serviço sem contraprestação, a Locar afirma que não restou alternativa senão interromper a coleta até que a Prefeitura apresente uma solução concreta.
A suspensão do serviço impacta diretamente a rotina da cidade e levanta preocupação com riscos sanitários e ambientais, especialmente em bairros mais populosos. Até o momento, a Prefeitura de Várzea Grande não informou como pretende contornar a paralisação nem se há previsão para regularização dos pagamentos ou contratação emergencial de outro prestador.
A situação expõe mais um capítulo da crise na prestação de serviços essenciais no município e deve intensificar a pressão sobre a gestão municipal para uma resposta rápida, diante do impacto direto à população.



