PSG SE DEU BEM
Quem é Safonov, o carrasco do Flamengo na final da Copa Intercontinental?
Bebeto Dias
Matvey Safonov foi o personagem inesperado da final da Copa Intercontinental. Escalado como titular pelo PSG contra o Flamengo, o goleiro russo de 26 anos não apenas justificou a aposta como entrou para a história da decisão disputada no Catar.
Após empate por 1 a 1 no tempo normal, Safonov brilhou de forma decisiva nas penalidades: defendeu quatro cobranças, Saúl, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo e garantiu o título mundial ao clube francês. Uma atuação histórica, que o colocou instantaneamente no centro das atenções do futebol internacional.
A presença de Safonov chamou ainda mais atenção porque ele desbancou Lucas Chevalier, reforço contratado pelo PSG em 2025 por valores que podem chegar a 55 milhões de euros (cerca de R$ 350 milhões). Destaque do Lille, Chevalier assinou contrato até 2030, mas perdeu espaço após sofrer uma lesão no tornozelo.
Safonov, por sua vez, chegou ao PSG em junho de 2024, com menos holofotes, depois de se destacar pelo Krasnodar da Rússia, clube onde foi revelado em 2017. Aproveitou a sequência como titular em jogos contra Rennes, Athletic Bilbao e Metz, inclusive com Chevalier já disponível no banco e ganhou a confiança da comissão técnica.
Discreto durante os 90 minutos da final, o russo cresceu no momento mais tenso do jogo. Nos pênaltis, mostrou frieza, leitura e explosão para decidir o título. Em uma noite em que estrelas erraram, Safonov apareceu como o nome decisivo e mudou o roteiro da final, transformando-se no herói improvável do PSG campeão da Copa Intercontinental.



