O estado de Mato Grosso registrou um dos maiores avanços do Brasil na coleta biométrica do eleitorado desde o início do projeto Biometria 100%, coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
Nesta semana, o percentual de pessoas com biometria cadastrada chegou a 91,45%, resultado de um crescimento quatro vezes superior à média nacional no mesmo período. Entre 30 de abril e meados de dezembro de 2025, o crescimento médio do Brasil foi de 1,01%, enquanto Mato Grosso superou a marca de 4%.
Com isso, o estado mato-grossense posiciona-se como o segundo
Enquanto o Espírito Santo possui cerca de 46 mil km², Mato Grosso tem 903.357 km², sendo o terceiro maior estado da Federação, com área 9,4 vezes maior. O outro estado que se destaca no ranking, em terceiro lugar, é Pernambuco.
Segundo o corregedor regional eleitoral do TRE-MT, desembargador Marcos Machado, o resultado reflete o esforço institucional para garantir o direito ao voto em um estado marcado por grandes distâncias e desafios logísticos.
“Mato Grosso apresentou um crescimento percentual quatro vezes maior que a média nacional, mesmo sendo um estado de dimensões continentais, com localidades de difícil acesso, comunidades quilombolas, ribeirinhas e indígenas. Esse resultado demonstra o compromisso da Justiça Eleitoral em alcançar todos os eleitores e eleitoras, onde quer que estejam”, destacou.



