Uma operação da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental resultou na apreensão de mais de 80 quilos de pescado ilegal e nove unidades de palmito às margens do Rio Paraguai, em Cáceres, na madrugada deste sábado (20). A ação integra a Operação Fauna, voltada ao combate à pesca predatória e crimes ambientais na região.
Após monitoramento iniciado no dia 15 de dezembro, a Polícia Ambiental passou a acompanhar duas embarcações suspeitas que, segundo denúncias, chegavam diariamente por volta das 4h transportando pescado de origem ilícita. Na madrugada deste sábado, a guarnição realizou campana nas proximidades do SESI Clube e confirmou a veracidade das informações.
Por volta das 5h, quatro indivíduos chegaram ao local conduzindo duas canoas de madeira equipadas com motores do tipo rabeta. Dois suspeitos foram abordados próximos a uma motocicleta estacionada nas imediações.
Eles informaram que o pescado estava nas embarcações ancoradas adiante. Um homem adulto recebeu voz de prisão e um adolescente foi apreendido. Um terceiro envolvido fugiu pela vegetação ribeirinha, abandonando uma mochila, e não foi localizado.
Nas embarcações, os policiais encontraram 22 peixes, totalizando 80,4 kg, entre eles 10 exemplares de pintado, um cachara, um jaú e uma piranha, além de nove unidades de palmito. Espécies como o jaú e o pintado são protegidas pela legislação ambiental vigente.
Duas canoas, dois motores rabeta, os pescados e os palmitos foram apreendidos e ficaram sob custódia da Polícia Ambiental. O suspeito adulto e o menor foram encaminhados à autoridade policial para as providências legais.



