NOVAS DIRETRIZES
Prefeito diz que Procon será fortalecido e Defesa Civil passará a ter status de secretaria
Nickolly Vilela
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, afirmou que a gestão estuda mudanças administrativas para 2026, com foco no fortalecimento do Procon Municipal e da Defesa Civil. Segundo ele, não há projeto de reforma administrativa encaminhado à Câmara até o momento, mas ajustes pontuais estão em discussão.
Uma das medidas citadas é a elevação da Defesa Civil ao status de secretaria. De acordo com Brunini, a decisão ocorre diante do aumento de eventos climáticos extremos registrados no município, como alagamentos e situações de risco à população ao longo deste ano.
“O município tem enfrentado dificuldades com chuvas e tempestades. Precisamos fortalecer a Defesa Civil para ampliar a capacidade de resposta e também para facilitar o acesso a recursos dos governos estadual e federal”, afirmou. Atualmente, o órgão é coordenado pelo coronel Alessandro, secretário adjunto responsável pela área.
Outro ponto destacado pelo prefeito é o fortalecimento do Procon Municipal, que deverá passar a funcionar como órgão vinculado, dentro de um novo modelo sugerido pelo Conselho Municipal do Procon, formado por representantes de entidades como a OAB e outros segmentos da sociedade.
Segundo Brunini, a proposta já foi encaminhada à Câmara Municipal e prevê reforço na estrutura jurídica e na atuação dos conselheiros. “O Procon tem apresentado resultados importantes, especialmente na mediação entre consumidores e empresas. A ideia é ampliar essa capacidade e melhorar a relação comercial no município”, disse.
O prefeito ressaltou que o Procon Municipal atua no atendimento de reclamações e na mediação de conflitos de consumo, oferecendo um canal considerado mais ágil para resolução de problemas relacionados a produtos e serviços.



