Os gêmeos siameses Marcos e Mateus, de Mato Grosso, passam por uma cirurgia de separação em caráter de emergência na manhã desta quinta-feira (8), no no Hospital Estadual da Mulher (Hemu). De acordo com o cirurgião pediatra Zacharias Calil, a decisão foi tomada após um dos bebês morrer em decorrência de episódios de paradas cardíacas, o que agravou o estado de saúde e antecipou o procedimento.
“Fizemos de tudo e não conseguimos reverter a situação da parada cardíaca de uma das crianças. Ela [um dos gêmeos] apresentou complicações ao longo da madrugada e período da manhã. Teve umas quatro paradas cardíacas e o eletrocardiograma e mostrou que ele tinha uma série de complicações envolvendo o coração”, disse o médico no vídeo publicado nas suas redes.
O médico disse ainda que o segundo gêmeo está vivo e por isso a necessidade da cirurgia. “Vamos passar agora por uma situação crítica de emergência, de alto nível para tentar salvar o bebê que sobreviveu. Infelizmente não tem outra saída”, completou Zacharias Calil.



