NÃO RESISTIRAM
Segundo bebê siamês morre após cirurgia de emergência para separação em Goiânia
Thalyta Amaral
O segundo bebê siamês não resistiu a cirurgia de emergência para separação do irmão, realizado nesta quinta-feira (8) no Hospital Estadual da Mulher (Hemu), em Goiânia. O procedimento havia sido indicada após a morte do primeiro bebê, que sofreu sucessivas paradas cardiorrespiratórias horas antes.
A confirmação foi divulgada em nota conjunta pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e pela direção do hospital. Segundo o comunicado, mesmo com suporte intensivo e atuação de uma equipe multiprofissional, o segundo recém-nascido apresentou agravamento do quadro clínico e morreu após o procedimento.
Inicialmente, a separação dos irmãos não estava prevista para este momento. A decisão pela cirurgia foi tomada às pressas depois que um dos gêmeos entrou em colapso clínico durante a madrugada, com múltiplas paradas cardíacas que não puderam ser revertidas, apesar das tentativas da equipe médica.
O agravamento do quadro tornou a separação a única alternativa para tentar preservar a vida do irmão sobrevivente.
A cirurgia foi conduzida pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil, referência nacional nesse tipo de procedimento. Antes da operação, ele havia informado que o bebê que sobreviveu às paradas cardíacas estava em estado extremamente delicado e que a intervenção era uma tentativa de alto risco.
Mesmo com todos os recursos disponíveis, o segundo bebê também não conseguiu resistir às complicações.
Em nota oficial, a SES-GO e o Hemu afirmaram que toda a assistência possível foi prestada, com acompanhamento contínuo e suporte especializado, e manifestaram solidariedade à família.
As instituições também reforçaram o compromisso com a assistência segura, humanizada e de qualidade, e destacaram que a equipe atuou dentro dos protocolos médicos indicados para situações extremas como essa.



