SAÚDE MENTAL
Jovens do sexo masculino são maioria nas internações por transtornos mentais em Mato Grosso
Thalyta Amaral
Os jovens do sexo masculino, com idades entre 25 e 29 anos, são a maioria nas internações por transtornos mentais em Mato Grosso. É o que mostra o Informe Saúde Mental da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os dados foram levantados junto aos estados no período de janeiro de 2022 a novembro de 2023.
Segundo o levantamento, no estado, a taxa de internação por transtornos mentais de homens entre 25 e 29 anos é de 916,9 a cada 100 mil habitantes. Entre as mulheres, a taxa é de 327,9 a cada 100 mil moradores.
No país, a maior causa de internação entre os homens jovens é o abuso de substâncias como drogas e álcool. Já entre as mulheres, a depressão é o motivo que mais leva à internação.
De janeiro de 2022 a novembro de 2023, em Mato Grosso, foram realizados 1,8 milhão de atendimentos na atenção primária (postos de saúde). Destes, mais de 151 mil foram relacionados à saúde mental.
“É fundamental que os agravos à saúde que afetam os jovens sejam analisados sob a perspectiva da determinação social do processo saúde-doença, e que as necessidades em saúde da população juvenil devam ser compreendidas na complexidade das diferentes subfaixas de idade que compõem as juventudes brasileiras”, diz trecho do documento.



