Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

PATRIMÔNIO CULTURAL

Memorial de Dante de Oliveira causa briga entre instituto e Prefeitura de Cuiabá

Thalyta Amaral

0

O memorial que homenageia o ex-governador Dante de Oliveira, instalado na Praça Rachid Jaudy, tem sido alvo de briga entre o Instituto Dante de Oliveira e a Prefeitura de Cuiabá, com acusações dos dois lados. A causa da discussão é a retirada da praça dos itens que contam a história do político.

O Instituto acusa a Prefeitura de retirar o memorial justamente enquanto a família enfrenta o luto pela morte da mãe de Dante, Maria Benedita, sem que houvesse comunicação prévia.

“Reconhecemos que a gestão dos espaços públicos é atribuição legítima do Poder Executivo Municipal. Contudo, a ausência de comunicação prévia sobre a retirada do memorial causou surpresa e consternação entre familiares, admiradores e a comunidade que reconhece a relevância histórica de Dante de Oliveira para Cuiabá, para Mato Grosso e para o Brasil. A forma como o ato foi conduzido — sem aviso ou qualquer tipo de comunicação — foi recebida com tristeza, perplexidade e repúdio”, diz trecho da nota.

No texto, o Instituto afirma ainda que “a memória de Dante de Oliveira não pertence a gestões ou mandatos, mas ao povo cuiabano e à história nacional. Atos que desconsideram esse legado atingem não apenas uma família, mas a memória coletiva de toda uma sociedade”.

Do outro lado da briga, a Prefeitura chamou as informações divulgadas de “fake news”. Por meio de nota, o Executivo afirmou que os itens do acervo foram retirados para passar por um processo de limpeza, a fim de garantir sua preservação.

E que esse acervo será parte de uma exposição no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, com curadoria desenvolvida em colaboração justamente com o Instituto Dante de Oliveira. Explicou ainda que foi necessário retirar temporariamente as peças porque a estrutura do memorial apresentava problemas e não tinha condições adequadas para a conservação do material.

“Diferentemente do que afirmam publicações oposicionistas, a Prefeitura apresentou, sim, explicações públicas e detalhadas sobre o destino do acervo e os motivos da mudança. Não houve desmonte, tampouco abandono da memória de Dante de Oliveira. Houve, sim, cuidado, planejamento e responsabilidade com o patrimônio histórico e cultural de Cuiabá”, diz trecho da nota.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação