Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

E AS OBRAS SEGUEM...

Abilio diz que já esgotou diálogo sobre BRT e aposta no BUD como alternativa moderna para Cuiabá

Da Redação

0

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), afirmou que já esgotou todas as possibilidades de diálogo institucional sobre o futuro da mobilidade urbana da capital e que agora a decisão sobre a adoção de um novo modal cabe exclusivamente ao Governo do Estado. A declaração foi dada ao comentar as tratativas envolvendo o BRT e a possível substituição pelo Bonde Urbano Digital (BUD), tecnologia que o gestor conheceu durante viagem oficial à China.

Segundo Abilio, Cuiabá enfrenta um déficit histórico de investimentos em infraestrutura compatíveis com o papel de capital do Estado, o que torna essencial a discussão de alternativas mais modernas e eficientes. Ele destacou que sua atuação, neste momento, é de apresentar soluções e informações técnicas, sem interferir nos critérios adotados pelo Executivo estadual.

“Eu me afastei dessa discussão, pois eu já tinha feito tudo aquilo que eu podia fazer. Busquei construir todos os diálogos, todas as informações, todas as pontes. Já repassei tudo que eu consegui repassar para o governo”, afirmou.

O prefeito reforçou que não pretende manter embates públicos sobre o tema e que aguarda uma decisão baseada na análise técnica do Estado. “Agora cabe a mim mais ficar ali fazendo um tumulto ou qualquer coisa sobre isso. Acho que cabe ao menos tanto mais do que o que pede o governo. Eles vão analisar com os seus critérios e espero que eles tenham melhor”, completou.

Durante a agenda internacional em novembro de 2025, Abilio conheceu de perto o modelo do BUD – também chamado de ART (Autonomous Rail Transit) – sistema já em operação em diversas cidades chinesas. O modal utiliza veículos articulados, elétricos e autônomos, guiados por sinalização no solo e ímãs, dispensando trilhos e grandes obras de infraestrutura.

Na época, o prefeito chegou a anunciar que representantes da fabricante chinesa virão a Mato Grosso para apresentar a tecnologia diretamente ao governador Mauro Mendes (União).

De acordo com o gestor municipal, o BUD se apresenta como uma alternativa mais moderna, econômica e adaptável ao atual projeto do BRT, cujas obras estão em andamento. “Ele é maior, transporta mais passageiros que o BRT, é elétrico, autônomo e não precisa de grandes obras de infraestrutura. Basta sinalização no solo e alguns ímãs para guiagem. É muito eficiente”, destacou ao retornar da viagem no ano passado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação