Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

24 e 25

Curta-metragem “Cicatriz” leva debate sobre memória e desigualdades à TV Assembleia

Da Redação

0
Nos dias 24 e 25 de janeiro, o curta-metragem documental “Cicatriz” será exibido na TV Assembleia (ALMT), canal 30.1 (Cuiabá e região) e canal 9.2 (interior). A produção convida o público a refletir sobre questões raciais e sociais a partir da realidade brasileira e Mato-grossense.
Dirigido por Augusto Krebs e Manoel Vieira, o filme utiliza a cicatriz como metáfora, e ponto de partida, para abordar traumas históricos e sociais relacionados à ocupação da cidade de Cuiabá e região, conectando memórias individuais e coletivas. A obra propõe um olhar sensível e crítico sobre marcas deixadas ao longo do tempo, que ainda impactam a vida da população.
Com 20 minutos de duração, Cicatriz levou cerca de 12 meses para ser desenvolvido, passando pelas etapas de pesquisa, pré-produção, captação e finalização. A narrativa é construída a partir de depoimentos de especialistas, doutores e lideranças religiosas, que contribuem para uma análise reflexiva sobre os efeitos sociais e raciais presentes no cotidiano.
O filme propõe-se a ser um percurso sobre os possíveis desdobramentos a partir do símbolo da cicatriz. “Um dos motores da pesquisa é a ideia de memória oriunda de discussões no campo da Física: alguns materiais, quando expostos a determinadas condições, passam a carregar características que não possuíam num estado original. A partir disto, a pesquisa permitiu que caminhássemos construindo relações com outros campos do conhecimento e discussões sociais, geográficas, históricas, raciais, e afins”, aponta Augusto Krebs.

Para Manoel Vieira, o processo de realização do filme foi profundamente transformador. “Conduzir as entrevistas foi um exercício de escuta muito potente. Cada conversa nos atravessou de alguma forma e ampliou nosso entendimento sobre como as marcas da história seguem inscritas nos corpos, nos territórios e nas relações. Ver Cicatriz alcançar públicos de todo o estado por meio da TV Assembleia é motivo de muita felicidade, porque amplia esse diálogo e reafirma o cinema como uma ferramenta de reflexão, memória e acesso.”

O curta é uma produção da Corixo Filmes e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá, por meio da Lei Paulo Gustavo, reforçando o compromisso com o fomento à produção audiovisual local.
Sinopse: Quais lembranças o corpo, a cidade e o tempo preservam? Quais delas são silenciadas? Explorando a complexidade da memória, dos traumas e do cotidiano da população negra a partir de diferentes perspectivas, o documentário percorre os impactos psicológicos, biológicos e sociais presentes nas narrativas daqueles que carregam consigo cicatrizes ora visíveis, ora adormecidas na memória coletiva da cidade.
Programação – TV ALMT – Canal 30.1 (Cuiabá e VG) Canal 9.2 (interior)
Sábado – 24/01/2025 às 22h00
Domingo – 25/01/2025 às 17h00
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação