SUSTO
Sirenes de Usina de Colíder tocam e causam pânico; áudio com fake news circula no WhatsApp
Thalyta Amaral
Moradores próximos da Usina Hidrelétrica de Colíder, em Colíder (650 km ao norte de Cuiabá), passaram por momentos de tensão na quinta-feira (23), quando duas sirenes tocaram. Para piorar a situação, começou a circular em grupos de WhatsApp um áudio em que um suposto diretor da empresa “avisa” sobre o risco de rompimento da barragem.
Segundo a Axia Energia, o acionamento das sirenes foi indevido, e as causas da falha estão sendo apuradas. Para tranquilizar as comunidades próximas, funcionários da concessionária foram até o local para esclarecer os moradores sobre a ocorrência e informar que não há nenhum problema.
Apesar do alarme falso, algumas famílias chegaram a deixar suas casas, já que esse é o protocolo que deve ser seguido quando as sirenes tocam, como forma de proteger vidas.
E, para piorar a situação, começou a circular nos grupos de WhatsApp da cidade um áudio afirmando que a barragem da usina iria se romper e alagar a região.
“Chegou um pessoal ali da usina e a usina está em risco de rompimento. Quem estiver para baixo da usina repassa nos grupos”, diz trecho do áudio.



