TANGARÁ DA SERRA
Preso reclama de transferência após interdição de cadeia em Mato Grosso: “revoltante”
Thalyta Amaral
Um preso de Tangará da Serra (239 km ao médio-norte de Cuiabá) expressou sua revolta ao ser transferido para outra cidade porque o Centro de Detenção Provisória (CDP) do município está parcialmente fechado e não pode receber novos detentos. “É revoltante.”
O caso foi registrado pelo repórter Izaias Gregório, da TV Cidade Verde de Tangará da Serra, e postado nesta segunda-feira (26). Enquanto ele fazia uma matéria sobre as transferências, o preso disse que queria falar e que não precisava borrar seu rosto, pois queria aparecer.
Na última semana, o juiz Ricardo Menegucci, da 1ª Vara Criminal de Tangará da Serra, determinou a interdição parcial da unidade por causa da superlotação e problemas de infraestrutura. A decisão impede a entrada de novos presos até que o número de custodiados seja compatível com a capacidade do CDP.
Mas, apesar dos motivos, o preso filmado em Tangará da Serra não se conformou com a decisão. “Tem que fazer um presídio maior, não tenho família em Primavera [do Leste], minha casa é aqui, tudo aqui. Agora eu tenho que ir para lá, onde não tem suporte, não tem nada.”
Mesmo com a revolta, o homem reconheceu que as condições do CDP são péssimas. “O presídio aqui é uma merda, não tem lugar de segurar o preso (…) É revoltante, estou indo para mil quilômetros longe da minha casa, minha família está indo embora, porque não tem suporte para atender o preso.”



