Nesta quarta-feira (28), Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em parceria com a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE/MT) e Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região de Mato Grosso, recebe a exposição fotográfica “Retrato Escravo”.
O objetivo da iniciativa é promover reflexão e conscientização da sociedade no combate ao crime, que mesmo abolido pela Lei Aurea em 1888, atravessa décadas se modificando e persistindo em diversos estados brasileiros em atividades análogas à escravidão.
A exposição reúne imagens que retratam e denunciam o trabalho em condições análogas à escravidão em diferentes regiões do país, dos fotógrafos João Roberto Ripper e Sérgio Carvalho. As fotografias fazem parte do acervo do Centro de Memória da Justiça do Trabalho de Minas Gerais.
Em Mato Grosso, às vítimas possuem amparo da Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo, vinculada à Secretaria de Segurança, que acompanha e monitora as denúncias no Estado.



