NOVA BANDEIRANTES
Com comunidades isoladas pela chuva, prefeito decreta situação de emergência; veja vídeo
Thalyta Amaral
Com pontes destruídas e comunidades isoladas, o prefeito de Nova Bandeirantes (1.028 km ao norte de Cuiabá), Rogério de Souza (Republicanos), decretou, na última sexta-feira (23), situação de emergência para tentar captar recursos e amenizar os prejuízos causados pelas chuvas. Desde dezembro, o município vem enfrentando volumes intensos de precipitação, que têm comprometido a infraestrutura local.
Nas tempestades registradas no dia 21 de janeiro, oito pontes foram destruídas e quatro bueiros romperam, deixando vários trechos das estradas rurais alagados e sem possibilidade de passagem por mais de 24 horas, o que dificultou o deslocamento de moradores, o transporte escolar e o escoamento da produção.
Segundo o decreto, na última semana as chuvas obstruíram rodovias do município, causando “atoleiros, deslizamentos, interditando estradas municipais em função de grande quantidade de lama e água, causando sérios transtornos no território do Município de Nova Bandeirantes, colocando à população em risco”.
Para agravar a situação, o município possui cerca de 4,2 mil quilômetros de estradas vicinais, que dão acesso à zona urbana e a 12 comunidades rurais. Conforme o decreto, os problemas nessas vias “poderão resultar em danos humanos, materiais e ambientais e os prejuízos econômicos sociais”.
Com a decretação da situação de emergência — que, conforme a legislação, pode ter validade de até 180 dias — o município poderá solicitar apoio da Defesa Civil Estadual e Nacional, além de viabilizar repasses de recursos do Governo do Estado e do Governo Federal. O decreto também permite dispensa de licitação para contratações emergenciais, autoriza ações como evacuações preventivas e, em casos extremos, o uso temporário de propriedades particulares para garantir a segurança da população e restabelecer serviços essenciais.



