SANTA TEREZINHA
“Orla trouxe mais qualidade de vida e um espaço seguro para lazer e exercício”, afirma morador
Da Redação
A nova orla turística de Santa Terezinha (a 1.220 km de Cuiabá) transformou a paisagem da cidade e garantiu aos moradores um novo espaço de convivência. O local, que já é um ponto de encontro para os cerca de 8 mil moradores da cidade, vai ser entregue oficialmente pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (28.1).
Localizado às margens do Rio Araguaia, um dos maiores do Brasil, o espaço oferece mais segurança e estrutura para quem busca momentos de lazer e a prática de atividades físicas, como afirma o servidor público Edvan Venâncio.
“Essa orla trouxe uma qualidade de vida melhor, um espaço que a gente pode fazer a caminhada com mais segurança. Antes não tínhamos um local adequado. Caminhávamos na rua mesmo, com carro passando, e tinha que ter cuidado para não ser atropelado. Então essa orla foi uma maravilha, um presente que nós ganhamos. É uma área de lazer e, ao mesmo tempo, de exercício físico”, afirmou.
A orla de Santa Terezinha recebeu R$ 4 milhões em investimentos do Governo do Estado e conta com uma área de 722 m², com playground, bancos, quadra de esportes e uma área livre ampla.
“Quando temos bons espaços para os moradores, temos bons espaços para os turistas e é isso que estamos fazendo, melhorando as cidades para seus moradores. Essa e as outras orlas que estamos construindo vão proporcionar bons lugares para a população e impulsionar o turismo”, afirmou o governador Mauro Mendes.
Além da inauguração do espaço, em Santa Terezinha, o governador também vai autorizar outros R$ 8,3 milhões em investimentos para o município. O valor será empregado para melhorias nas áreas de infraestrutura, saúde, esporte e lazer e ações sociais.
Outras orlas
A orla de Santa Terezinha é a segunda a ser entregue pelo Governo do Estado, de um total de seis, que vão impulsionar o turismo e o desenvolvimento dos municípios. Além dela, os moradores de Santo Antônio de Leverger também receberam uma orla de 12,8 mil m² em dezembro de 2025.
Também estão em construção orlas turísticas nas cidades de Barão de Melgaço, Luciara, Cáceres e São Félix do Araguaia.
Morador de São Félix do Araguaia há mais de 30 anos, Ademar Bueno ressalta a importância da obra para atrair visitantes, principalmente durante a temporada de pesca.
“Essa obra é vital para o comércio. Vai fazer com que as pessoas venham com suas famílias para se divertir na beira do rio, que é o nosso maior atrativo. Sem dúvida, essa orla vai dar um grande impulso no nosso turismo”, afirmou.
Em São Félix do Araguaia a construção da orla está em 76% de execução. Em Luciara, 66%. A orla de Barão de Melgaço está em 53% e em Cáceres, 43%.



