Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

ARAGUAIA E CHAPADA

Fávaro se reúne com presidente do Ibama para avanço no licenciamento da BR-242 e MT-251

Da Redação

0

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com o presidente do Instituto Brsileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, e o assessor especial da Presidência da República, Valtenir Pereira, para tratar sobre os processos de licenciamento de obras prioritárias para Mato Grosso.

Após se reuniu com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no início deste mês, Fávaro elencou algumas das obras mais importantes para o desenvolvimento de Mato Grosso. Por designação do presidente, foi realizada uma reunião nesta quarta-feira (28), em Brasília, que, entre outros temas, tratou especialmente do licenciamento da obra de pavimentação da BR-242, na região do Araguaia, e também da duplicação da MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.

De acordo com o ministro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) apresentará até o dia 15 de fevereiro o projeto das obras da BR-242. “E neste primeiro semestre teremos a licença prévia”, complementou. A partir desta licença prévia, poderão ser iniciadas as obras de pavimentação. Ainda na região Araguaia, também está prevista para os próximos meses a conclusão do licenciamento ambiental para a pavimentação do segundo trecho (lote B) da BR-158 e o processo de licenciamento para a pavimentação da MT-336.

Outro ponto destacado por Fávaro foi o avanço para a duplicação da MT-251 entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães. “Vamos trabalhar juntos, propor ao Estado um Termo de Referência para que a gente possa fazer a delegação, mas com responsabilidade, e tirar então essa duplicação do papel definitivamente”, disse.

“O Ibama vai fazer o que for possível e impossível para que a gente possa, de fato, fazer as análises técnicas, fazer esse trabalho para que essas licenças possam sair, enfim, para que a gente possa conciliar o desenvolvimento dessa região com a sustentabilidade”, destacou o presidente do Ibama durante a reunião.

Na ocasião, o ministro Fávaro lembrou que desde o início desta terceira gestão do presidente Lula, já foi realizado o licenciamento ambiental do primeiro trecho da BR-158, demanda que se arrastou por anos, e agora as obras de pavimentação da rodovia já estão acontecendo. Da mesma forma, o Ibama concedeu a licença ambiental e as autorizações para a produção agrícola dos povos indígenas Haliti-Paresi, Nambikwara e Manoki, em Mato Grosso, garantindo acesso ao Plano Safra e segurança jurídica para a comercialização de sua safra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação