FLEXIBILIZAÇÃO
Prova para CNH em MT terá carro automático e baliza e rampa não serão mais eliminatórias
Thalyta Amaral
A prova prática de direção para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Mato Grosso ficará mais fácil a partir de fevereiro. Isso porque os candidatos poderão realizar o teste com carro automático, e as etapas de baliza e rampa deixam de ser eliminatórias, passando a compor a avaliação por pontuação.
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), as alterações já começaram a ser implementadas e seguem a legislação nacional vigente. A implementação total das mudanças está prevista para ocorrer até o dia 10 de fevereiro. A autarquia destaca que o objetivo é modernizar o processo de habilitação, adequando-o à realidade da frota atual e reduzindo reprovações por falhas pontuais.
Mato Grosso, assim como São Paulo, Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Goiás, adota as regras atualizadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no final do ano. Entre as principais mudanças está a possibilidade de realização do exame prático em veículos com transmissão automática, modelo cada vez mais comum no mercado. Nesses casos, a CNH poderá receber uma observação indicando que o condutor está habilitado apenas para veículos automáticos.
Além das mudanças nas provas práticas, o processo teórico também passou por flexibilizações. As atualizações permitem a ampliação da oferta de cursos teóricos gratuitos e on-line, além da redução de exigências presenciais, conforme diretrizes nacionais. As medidas buscam ampliar o acesso à habilitação, reduzir custos para os candidatos e manter os critérios de segurança no trânsito, sem comprometer a qualidade da formação dos futuros condutores.



