EM CONFRESA
Vereador é investigado por falsificar documentos públicos para “facilitar” aposentadorias
Thalyta Amaral
O vereador de Confresa (1.160 km a nordeste de Cuiabá), José Aldeir (PSD), é alvo de uma investigação da Prefeitura por suposta falsificação de documentos públicos e interferência política em processos de aposentadoria do Instituto de Previdência do Município de Confresa (Previcon), enquanto exercia o cargo de diretor de Recursos Humanos.
Em seu primeiro mandato como vereador, José Aldeir é servidor de carreira da Prefeitura e formado em Administração. A abertura da sindicância ocorre após uma denúncia ter sido encaminhada à Ouvidoria Geral do Município, apontando possíveis irregularidades na condução de processos previdenciários.
Na portaria publicada na edição desta sexta-feira (30) do Diário Oficial dos Municípios, o prefeito Ricardo Babinski (MDB) nomeou três servidores para compor a comissão responsável pela apuração dos fatos. O grupo terá prazo de 60 dias para conduzir os trabalhos e apresentar um relatório conclusivo.
A comissão deverá apurar a denúncia, identificar se houve falsificação de documentos e, caso as irregularidades sejam confirmadas, verificar se houve participação do servidor nas fraudes, além de apontar eventuais responsabilidades administrativas, sem prejuízo de possíveis encaminhamentos aos órgãos de controle e à Justiça.



