CONFIRA O TOP 10
Cuiabá é o único município de Mato Grosso entre as 100 maiores arrecadações do país
Thalyta Amaral
Cuiabá é o único município mato-grossense entre os 100 que mais arrecadam no país, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) divulgado pelo G1. O ranking considera a arrecadação total de tributos federais, estaduais e municipais recolhidos em cada cidade ao longo do ano.
A capital do Estado ocupa a 32ª posição, com uma arrecadação em 2024 de R$ 7,9 bilhões. No topo do ranking está São Paulo, que arrecadou R$ 581,2 bilhões no mesmo período. O top 10 inclui ainda Rio de Janeiro, Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Osasco (SP), Curitiba (PR), Barueri (SP), Porto Alegre (RS), Itajaí (SC) e Campinas (SP), municípios que concentram grande atividade econômica e elevada circulação de renda.
“Existem municípios que, mesmo com menor população, ainda registram uma arrecadação muito elevada por conta da concentração de indústrias, comércio e prestadores de serviços”, afirmou o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, ao G1. Segundo o instituto, fatores como localização estratégica, presença de grandes empresas e polos logísticos influenciam diretamente o volume arrecadado.
Apesar dos números expressivos, esses valores devem sofrer alterações com a implementação da Reforma Tributária. Isso porque, na regra atual, o imposto é cobrado onde os bens são produzidos, o que favorece polos industriais e comerciais. Com a reforma, a tributação passará a ocorrer no destino final do consumo, o que tende a beneficiar municípios mais populosos e com maior mercado consumidor, alterando gradualmente o ranking nacional de arrecadação.



