Acompanhe nossas noticias

The news is by your side.

QUE NOTÍCIA BOA!

Dezesseis cães saíram do abrigo da Bem-Estar Animal para novos lares em janeiro

Da Redação

0

O  canil municipal, sob cuidados e organização da Secretaria-adjunta de Bem-Estar Animal (BEA), está vivendo uma nova história, com melhorias na estrutura e na dinâmica de adoções. Interessados em adotar um animal, seja cão ou gato, adultos ou filhotes, podem visitar o canil e escolher um. Com essa dinâmica, 16 cães, a maioria adultos, conquistaram um coração humano e ganharam um novo lar, sendo que três passaram a residir em cidades do interior do Estado. Ainda há vários animais na Bem-Estar Animal à espera de uma família. O primeiro passo para adoção é feito via WhatsApp, depois é promovido o encontro.

No final de janeiro, um dos que participou desse encontro foi o advogado Jone Sayd, do bairro Quilombo, em Cuiabá. Ele viu uma filhote sem raça definida pela televisão e não teve dúvidas: seria dele. Ela pertence a uma ninhada de cinco filhotes e foi exibida em imagens sob proteção da mãe. “Eu só vim buscar, era essa mesma que eu queria”, afirmou com a cachorrinha nos braços.

Apesar da pouca idade, já estava devidamente pronta para adoção, vermifugada, vacinada e com a garantia de castração quando atingir a idade para o procedimento. Os mesmos cuidados são dispensados a todos os animais adotados. Como a maioria dos que deixaram o canil em janeiro são adultos, todos eram castrados.

Jone já teve um animal que pegou na rua. Era uma fêmea canina que permaneceu até o final da vida sob seus cuidados. “Morreu devido à idade, era bem idosa”, contou.

A conscientização é um dos quesitos necessários ao decidir adotar um animal. “É amor para toda a vida. Eles vivem muitos anos e é uma troca de sentimentos, uma vez que são muito amorosos, em reconhecimento e gratidão pelo que também recebem”, explicou a médica veterinária e secretária-adjunta da Bem-Estar Animal, Morgana Thereza Enz.

O canil abriga atualmente mais de 100 animais, 40 deles aptos para adoção. Os demais, alguns estão em tratamento; outros são do tipo vitalício do canil. São de idade avançada ou acometidos por marcas de maus-tratos que os deixaram com deficiência física. Há animais que estão no canil desde 2019.

Segundo a professora de profissão, mas atualmente protetora da Bem-Estar Animal, Jeovana Miranda, há poucos dias uma pessoa disposta a adotar um animal desistiu quando viu que ele era cego de um olho.

“Janeiro foi um mês abençoado, muitos animais adultos foram adotados. Na maioria das vezes, as pessoas preferem filhotes. Os animais também são discriminados”, revelou Jeovana. Ela atende interessados no processo de adoção.

Para adotar, basta buscar orientações via WhatsApp (somente mensagens), pelo número 65 99207-4318, para uma pré-entrevista e agendar a visita ao canil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação