QUERIDINHO
Carlos Fávaro está entre os ministros que mais se reuniram com Lula desde 2023
Thalyta Amaral
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), está entre os políticos do primeiro escalão que mais se reuniram e participaram de compromissos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde o começo da gestão, em 2023. Segundo o levantamento realizado pela organização sem fins lucrativos Fiquem Sabendo, foram 31 compromissos conjuntos.
De acordo com o documento, Fávaro esteve em mais compromissos com o presidente que ministros como Renan Filho, dos Transportes, Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas, Margareth Menezes, da Cultura, André de Paula, da Pesca e Aquicultura, entre outros. Ao todo, Lula teve compromissos com 60 ministros.
A organização levantou ainda os compromissos de deputados, governadores e prefeitos com o presidente. De Mato Grosso, aparecem dois nomes: o deputado federal Emanuelzinho (MDB) e o governador Mauro Mendes (União), ambos com dois encontros cada.
Enquanto Emanuelzinho é vice-líder do governo Lula na Câmara dos Deputados desde o início do mandato atual, com importante articulação da base governista, Mauro sempre se manteve distante do petista, tendo feito campanha para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022.
O governador mato-grossense está entre os gestores estaduais que menos estiveram com Lula. Com apenas dois compromissos formais estão Mauro e os gestores do Amapá, Rio Grande do Norte, Acre, Alagoas, Paraná e Espírito Santo. E, com uma agenda junto com Lula em três anos, estão Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás, e Wanderlei Barbosa (Republicanos), do Tocantins.



